BIM

A evolução do significado atribuído ao acrônimo BIM: uma perspectiva no tempo Artigo de João Gaspar e Regina Ruschel, da Unicamp, apresentado no SIGraDi 2017

O artigo “A evolução do significado atribuído ao acrônimo BIM: uma perspectiva no tempo”, de João Gaspar e Regina Ruschel, foi apresentado em 23 de novembro de 2017, na SIGraDi 2017 – XXI Conferência Internacional da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital (SIGraDi).

O evento contou com apresentações de pesquisadores de todo o mundo, e aconteceu em Concepción, cidade localizada no centro-sul do Chile.

Os pesquisadores relatam o início da pesquisa de mestrado do arquiteto João Gaspar, do Programa de Pós Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da Unicamp.

O trabalho teve com objetivo investigar a evolução do significado atribuído ao acrônimo BIM ao longo do tempo. De acordo com o resumo do artigo, aqui traduzido:

O termo Building Information Model surgiu em 1992. Ele evoluiu ao longo do tempo e tem seu significado atualmente associado a uma tecnologia de modelagem orientada a objetos e um conjunto de processos associados para produzir, comunicar e analisar modelos de construção.

Sua origem está relacionada a vários outros termos mais antigos.

Este artigo registra a evolução do BIM e definições relacionadas ao longo do tempo por meio de uma revisão sistemática da literatura.

Apresentamos uma lista de termos relacionados ao BIM e seus significados, organizados por data de emergência, e gráficos mostrando quais são os mais utilizados ao longo do tempo, contribuindo para uma melhor compreensão do significado do BIM.

Conheça e baixe o artigo e a apresentação

Clique na imagem abaixo para baixar o artigo completo no site da Blucher, que publica os anais do evento.

 

Clique na imagem abaixo para baixar o PDF utilizado por João Gaspar em sua apresentação no SIGraDi 2017.

http://dicasdebim.tilab.com.br/wp-content/uploads/2017/11/SIGraDI-2017-Joao-Gaspar-Regina-Ruschel.pdf
Capa da apresentação “A evolução do significado atribuído ao acrônimo BIM: uma perspectiva no tempo” em PDF.

Assista ao vídeo da apresentação do artigo no SIGraDi 2017, feita por João Gaspar. A qualidade de vídeo e áudio não estão ótimas, pois a câmera utilizada não era profissional, porém decidimos publicar pois achamos que vale o registro.

 

 

Posts relacionados

0 Comments
Share
Joao Gaspar

Joao Gaspar

Arquiteto formado pela FAU-USP em 1999. Mestrando no Programa de Pós-Graduação Arquitetura, Tecnologia e Cidade, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é um dos fundadores e o atual diretor do TI Lab, centro de treinamento especializado em modelagem 3D e BIM, com cursos orientados ao mercado AEC. Secretário da comissão de estudos especiais 134 da ABNT, responsável pelas normas BIM brasileiras, Gaspar ministra palestras sobre BIM, modelagem 3D, renderização, fabricação digital e outros temas relacionados à tecnologia aplicada à arquitetura, urbanismo e design, e também promove oficinas hands-on de diversos softwares em diversas faculdades e eventos pelo Brasil.

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.