BIM

AECOsim, ARCHICAD, Revit, SketchUp ou Vectorworks? Qual software utilizar?

AECOsim, ARCHICAD, Revit, SketchUp ou Vectorworks?
cartaz da palestra “AECOsim, ARCHICAD, Revit, SketchUp ou Vectorworks?” realizada no Instituto de Engenharia, em São Paulo, junho de 2015.
AECOsim, ARCHICAD, Revit, SketchUp ou Vectorworks?

Qual software utilizar? Esta é uma pergunta que nos fazem, aqui no TI Lab, muito frequentemente (bom, não exatamente desse modo como escrevi acima, às vezes é só sobre dois ou três programas, entre esses… bom, enfim, você entendeu).

A resposta, resumida, está no texto abaixo:

Nestes tempos de crise, qual software se encaixa melhor no meu método de trabalho?

Será que são esses, mesmos, os softwares que eu preciso utilizar? E quanto a outros programas para BIM, como o Solibri, Navisworks, Tekla BIMsight, Synchro, etc, etc, etc?

Até que ponto meu modo de trabalhar será alterado pela implementação de um novo software?

É só trocar de programa e já posso dizer que estou trabalhando em BIM? Se não, como isso funciona?

A discussão sobre esse assunto tende a ser muito extensa, e não existe uma resposta pronta.

Vocês vão reparar que, para encontrar a resposta melhor para a sua atividade, é preciso estudar as diversas plataformas e/ou procurar um especialista em softwares de projeto para arquitetura e design.

De preferência, arquitetos/designers/engenheiros/profissionais que conheçam mais de uma plataforma e que não queiram impor a você uma solução ou outra apenas por gosto pessoal.

Assim como quando nós, profissionais da arquitetura, recomendamos fortemente que nossos clientes não contratem um mestre-de-obras pra construir uma casa sem projeto, também não é recomendável ao arquiteto/designer/engenheiro que faça uma escolha tão importante como esta (e que mexe com dinheiro, processos e, principalmente, pessoas) de modo apressado e sem a ajuda de um especialista. A chance de escolher errado é muito grande.

– Puxa, mas um especialista nesse assunto? Mas não é só trocar CAD por “BIM”?

– Não. Os novos processos de trabalho que estão abaixo deste grande guarda-chuva que é o acrônimo BIM exigem dos profissionais (arquitetos, engenheiros, designers) que operam do modo tradicional uma reciclagem profunda em seus conhecimentos de processos de projeto e métodos de trabalho.

Nós, do TI Lab, arriscamos a dizer até que, daqui a alguns anos (muitos anos, é verdade), existirá uma nova especialização da nossa categoria profissional, fundamentada em tecnologia da computação para Arquitetura, Engenharia e Design (que chamem de Especialista BIM, se quiserem), que deverá ter seu próprio currículo, exames, ritos e processos de validação do conteúdo aprendido e posterior certificação.

Este especialista deverá ter registro no seu Conselho Profissional atual (CAU ou CREA, por exemplo) e também em um provável (na nossa futurística opinião) conselho de profissionais de BIM. Que tal?

Bom, para tentar jogar um pouco de luz sobre o assunto, o arquiteto João Gaspar, diretor do TI Lab, desenvolveu uma palestra (que foi apresentada no Instituto de Engenharia, em São Paulo, em junho de 2015) sobre como escolher um software para projetos, e disponibilizou e um pequeno sistema em Excel que pode ajudar no processo de escolha.

Clique aqui para ver o sistema em Excel!

Clique aqui para ver o Prezi!

Logo abaixo você pode ver a mesma apresentação, feita em 2016, direto do TI Lab, com o arquiteto João Gaspar. Neste caso, foi renomeada para “Como escolher um software para projetar em BIM”, mas se trata essencialmente da mesma palestra.

 

Em tempo: ao longo desses anos a ProBooks Editora publicou livros sobre SketchUp, Vectorworks, ARCHICAD e Revit. Os livros estão à venda em http://www.probooks.com.br.

Quanto ao AECOsim, da Bentley…? Bom, nunca se sabe, não é?

Posts relacionados

0 Comments
Share

Joao Gaspar

Arquiteto formado pela FAU-USP em 1999. Mestrando no Programa de Pós-Graduação Arquitetura, Tecnologia e Cidade, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é um dos fundadores e o atual diretor do TI Lab, centro de treinamento especializado em modelagem 3D e BIM, com cursos orientados ao mercado AEC. Secretário da comissão de estudos especiais 134 da ABNT, responsável pelas normas BIM brasileiras, Gaspar ministra palestras sobre BIM, modelagem 3D, renderização, fabricação digital e outros temas relacionados à tecnologia aplicada à arquitetura, urbanismo e design, e também promove oficinas hands-on de diversos softwares em diversas faculdades e eventos pelo Brasil.

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.