Eventos, Revit, SketchUp

Interoperabilidade em BIM: integração SketchUp e Revit Testes com o SketchUp Pro 2017 e o Revit 2017

O propósito deste post é elencar os diferentes métodos de troca de informação de dados para favorecer a integração SketchUp e Revit. Para os testes, foram utilizados o SketchUp Pro 2017 e o Revit 2017.

A integração entre softwares tem se tornado cada vez mais importantes no dia-a-dia de quem trabalha com projetos, especialmente com o aumento da demanda por entregas em BIM. Conseguir aliar os benefícios e características de cada plataforma pode trazer mais qualidade e ganhos de produtividade em projetos multidisciplinares.

Estes são as maneiras possíveis para fazer a integração SketchUp e Revit:
  1. Por leitura direta de dados a partir de comandos de importação e exportação que podem existir dentro de um ou dos dois programas. Isto se aplica apenas à importação de arquivos do SketchUp Pro para o Revit e não no sentido inverso.
  2. Por uso de plug-ins exportadores de modelos. Neste método, observamos a existência de dois plug-ins para Revit, capazes de exportar modelos de Revit para o SketchUp. São eles o rvt2skp e o SimLab SketchUp Exporter. Não foram encontrados plug-ins que exportam modelos do SketchUp Pro para o Revit.
  3. Por meio da importação e exportação sob formatos de arquivos que fazem a intermediação entre o SketchUp Pro e o Revit. Neste caso, verifica-se que é possível importar ou exportar um modelo do SketchUp Pro para o Revit utilizando os formatos .DWG ou .IFC.
  4. Por último, existe um modo dinâmico de se fazer a troca de informações entre estes programas (e outros), através de uma plataforma chamada Flux.io. Neste caso, o que se transmite, entre arquivos .SKP e .RVT, são dados relacionados à construção geométrica de elementos (entre outros atributos). Assim, ao se alterar a geometria de um piso em um deles, por exemplo, o mesmo piso, no outro software, sofreria a mesma alteração.
O quadro a seguir apresenta uma forma sintética de entender os métodos de troca entre o SketchUp e o Revit:
Métodos de integração SketchUp e Revit
Métodos de troca de informações entre SketchUp Pro e Revit – até junho de 2017

Observando a tabela é possível perceber, por exemplo, que para o procedimento exportar um modelo do Revit para o SketchUp Pro você pode usar:

  • exportação em DWG;
  • exportação em IFC;
  • uso do plug-in rvt2skp ou uso do plug-in SimLab;
  • também é possível fazer com que apenas os dados de um modelo do Revit alterem objetos do SketchUp, via Flux.

Para outros fluxos de trabalho, como importar um arquivo de SketchUp no Revit, também existe mais de um procedimento a seguir.

Portanto, neste momento, a questão é demonstrar como esses procedimentos funcionam e quais são os resultados ao final da realização de cada um, correto?

Isso mesmo.

Confira o webinar Interoperabilidade entre SketchUp Pro e Revit

Para demonstrar como funciona a integração SketchUp e Revit, arquiteto e diretor do TI Lab/ProBooks, a convite da totalCAD,  apresentou, em 30 de junho de 2017, o webinar gratuito “Interoperabilidade entre SketchUp Pro e Revit“, o primeiro de uma série realizada em parceria entre as duas empresas.

Confira a playlist completa abaixo:

 

Conheça mais sobre o SketchUp com o curso SketchUp Pro para BIM do TI Lab:

https://www.probooks.com.br/produto/curso-sketchup-pro-bim/

Posts relacionados

5 Comments
Share

Joao Gaspar

Arquiteto formado pela FAU-USP em 1999. Mestrando no Programa de Pós-Graduação Arquitetura, Tecnologia e Cidade, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é um dos fundadores e o atual diretor do TI Lab, centro de treinamento especializado em modelagem 3D e BIM, com cursos orientados ao mercado AEC. Secretário da comissão de estudos especiais 134 da ABNT, responsável pelas normas BIM brasileiras, Gaspar ministra palestras sobre BIM, modelagem 3D, renderização, fabricação digital e outros temas relacionados à tecnologia aplicada à arquitetura, urbanismo e design, e também promove oficinas hands-on de diversos softwares em diversas faculdades e eventos pelo Brasil.

5 Comments

  1. wagner
    22/01/2019 at 2:50 pm

    Boa tarde…
    Fiz muita interação com o IFC, msm assim não descubro o erro.

    Quando inporto do Revite para o Sketch em IFC, alguns componentes fica um espaço rocho tipo uma caixa.
    O que pode ser?

  2. Revit
    26/12/2018 at 2:57 pm

    Muito obrigada pelas informações João 🙂

    • Admin
      20/05/2019 at 4:09 pm

      Que bom que tenha gostado! Compartilhe com os amigos!

  3. Jose Vargas
    12/09/2017 at 12:14 pm

    Existe o Helix da EvolveLAB (https://www.evolvebim.com/helix) que faz uma correspondência entre elementos Sketchup e Revit.

    • Joao Gaspar
      13/09/2017 at 2:06 pm

      olá, José, que legal, obrigado pela colaboração!
      Já usou este software? Funciona bem?

      abraços!

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.