SketchUp

Calculando Volumes no SketchUp

Uma novidade que surgiu com o novo SketchUp 8  foi a possibilidade de verificar o valor de volumes de Grupos ou Componentes Sólidos pela janela Informações da Entidade (Entity Info).

Porém, quando se trata de volumes não regulares, essa verificação poderá ser um pouco mais complicada se tentarmos medir pelos meios tradicionais do SketchUp.

Uma ótima dica para quantificar volumetrias não regulares é a utilização do Volume Calculator, plugin criado pela TGI que auxilia no cálculo de volumes em geral (regulares e irregulares). Após a aplicação do plugin, é gerado um novo volume que  indica os valores; você vai poder escolher as unidades a serem utilizadas, em qual camada o novo objeto será colocado e qual cor esse novo volume deverá ter.

Ainda em teste, o plug-in poderá ser baixado gratuitamente por este link; depois de feito o download , o arquivo deverá ser salvo na pasta de plug-ins do SketchUp.

 Faça o teste e nos fale o que achou dessa solução. Até a próxima dica!!

Posts relacionados

2 Comments
Share

Admin

2 Comments

  1. Eliane
    13/10/2015 at 9:36 pm

    Como calcular metros quadrados no sketchup?

    • Felipe Barradas
      13/10/2015 at 10:21 pm

      oi Eliane! Caso queira saber a área de uma única face, basta selecionar a face (com um clique simples) e a janela Informações da Entidade (Entity Info) mostra, entre outras coisas, a área da face.

      Caso queira sofisticar um pouco mais, é possível saber a área total de um material do modelo. Você pode criar um material (“Porcelanato”, por exemplo), aplicar em vários pisos, e depois utilizar a janela Materiais (Materials), clicando com o botão direito do mouse sobre o “Porcelanato” e escolhendo a opção Área. Assim você extrai a área de todos os pisos onde tenha aplicado o “Porcelanato” de uma vez. Isso ajuda em modelos maiores e mais complexos.

      Desculpe se a explicação ficou um pouco abstrata, mas espero que ajude para o que você precisa. Quem sabe não fazemos uma postagem sobre o assunto em breve? Abraços!

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.