SketchUp

Como preencher atributos IFC e não-geométricos em objetos do SketchUp? Como aproveitar tais dados em um documento do LayOut?

Você sabe para que serve os atributos IFC em objetos no SketchUp? Sabe como usar essas informações no LayOut?

Quando você classifica um objeto como IFC, é possível abastecê-lo com diversos tipos de informações, que podem (e devem) ser utilizadas por outros parceiros de projeto e obra, caso o seu modelo seja parte de um sistema de trabalho baseado em BIM: esses são os atributos IFC.

Se você classificar um objeto como sendo uma porta IFC (IfcDoor), será possível anotar o modelo da porta, o fabricante, o custo, entre outras informações. Estes dados ficam “presos” ao objeto (como se fosse uma etiqueta presa a uma camiseta), de modo que, se você exportar o objeto em IFC e abri-lo em outro software (como o Vectorworks, ArchiCAD, Revit, Tekla BIMsight, entre outros), os dados da etiqueta serão exportados também. Além disso, esses dados servem para você gerar relatórios no SketchUp e utilizá-los no SketchUp LayOut para complementar a documentação do projeto. Temos também um post explicando porque o SketchUp LayOut é o melhor amigo do SketchUp Pro!

Como atribuir uma classificação IFC a um objeto e como anotar informações neste elemento

Neste caso, usaremos como exemplo uma cadeira para adicionar os atributos IFC:

Primeiro, você precisa carregar o sistema de classificação IFC em seu projeto. O SketchUp já tem um arquivo com essas informações para carregá-lo. Vá ao menu Janela/Informações do modelo (Window/Model Info) e clique na aba Classificações (Classifications). Na janela que se abre, clique em Importar… (Import…), escolha o arquivo IFC 2×3.skc e clique em Abrir (Open) (figs. 01 e 02).

como-atribuir-dados-nao-geometricos-no-sketchup-e-utiliza-los-no-layout

Fig. 01 – Na janela Informações do modelo, entre na aba Classificações

como-atribuir-dados-nao-geometricos-no-sketchup-e-utiliza-los-no-layout

Fig. 02 – Importe o arquivo IFC 2×3.skc para o seu arquivo de projeto.

Vá à janela Informações da entidade (Entity Info) e, no campo Tipo (Type), escolha qual classificação IFC será atribuída ao seu objeto. Neste caso, como a cadeira é um elemento de mobiliário, ela será classificada como IfcFurnishingElement, como visto na fig. 03.

como-atribuir-dados-nao-geometricos-no-sketchup-e-utiliza-los-no-layout

Fig. 03 – Escolha IfcFurnishing para classificar a cadeiraPara anotar informações na “etiqueta” do objeto, clique com o botão direito sobre a cadeira, e, em seguida, escolha Componentes Dinâmicos/Opções do Componente (Dynamic Components/Component Options) de acordo com a fig. 04.

como-atribuir-dados-nao-geometricos-no-sketchup-e-utiliza-los-no-layout

Fig. 04 – Abra a janela de Opções do componente para preencher os parâmetros.Na janela que se abre você pode preencher os parâmetros disponíveis com os dados que desejar (fig. 05). Clique no sinal de + relativo ao parâmetro desejado, e em seguida faça a sua anotação. Quando terminar, clique em Aplicar (Apply).

como-atribuir-dados-nao-geometricos-no-sketchup-e-utiliza-los-no-layout

Fig. 05 – Preencha os parâmetros nos campos disponíveis.

Se você quiser colocar mais informações no objeto, mas não há parâmetros IFC disponíveis (ou se os que houverem não forem relacionados ao tipo de informação que você quer guardar), será necessário criar novos campos. Veja, na fig. 06, que a cadeira usada como exemplo contém diversos campos, além daqueles relacionados à classificação IFC.

como-atribuir-dados-nao-geometricos-no-sketchup-e-utiliza-los-no-layout

Fig. 06 – Você também pode criar novo s campos e preenchê-los como desejar.Para criar tais campos, clique com o botão direito sobre o seu componente e escolha Componentes dinâmicos/Atributos de componente (Dynamic Components/Component Attributes) (fig. 07).

como-atribuir-dados-nao-geometricos-no-sketchup-e-utiliza-los-no-layout

Fig. 07 – Entre na janela de Atributos de componente para criar a lista de opções.Na janela que se abre, clique no sinal de + Adicionar atributo (+ Add attribute) e digite o nome do atributo a ser criado (fig. 08).

como-atribuir-dados-nao-geometricos-no-sketchup-e-utiliza-los-no-layout

Fig. 08 – Adicione os atributos desejados nos campos disponíveis.Para criar uma lista de opções relacionada ao atributo, em Regra de exibição (Display rule), escolha a opção Os usuários podem selecionar de uma lista (Users can select from a list). Em Opção de lista (List Option), clique no sinal + Adicionar opção (+ Add option) para criar suas opções de lista (fig. 09). Quando terminar, clique em Aplicar (Apply).

como-atribuir-dados-nao-geometricos-no-sketchup-e-utiliza-los-no-layout

Fig. 09 – Crie as opções para a lista personalizada.

Os dados não-geométricos que estão vinculados ao seu objeto, no SketchUp Pro, podem ser exibidos como uma anotação (tag) atrelada à esse mesmo objeto, quando este aparece na documentação de um projeto, no SketchUp LayOut. Para saber como fazer isso acontecer:

  • Crie vistas do seu projeto no SketchUp Pro usando o recurso de Cenas (Scenes). Para saber mais sobre o assunto, veja o Capítulo 2 – Criar viewports e apresentar com o SketchUp LayOut do livro SketchUp LayOut passo a passo. Certifique-se de criar pelo menos uma cena em que seu objeto aparece.
  • Salve seu arquivo do SketchUp em Arquivo/Salvar (File/Save), e em seguida importe-o para o documento do SketchUp LayOut.
  • Na barra de ferramentas, escolha a opção Anotações (Label) e faça uma chamada de anotação para o objeto classificado anteriormente conforme a fig. 10.

como-atribuir-dados-nao-geometricos-no-sketchup-e-utiliza-los-no-layout

Fig. 10 – Crie uma chamada de anotação e veja que poderá acessar os atributos do componente.

Clique na seta ao lado para escolher, dentre as informações que você anotou no objeto, quais as que você quer que apareçam na prancha de documentação, como mostra a fig. 11.

como-atribuir-dados-nao-geometricos-no-sketchup-e-utiliza-los-no-layout

Fig. 11 – Escolha dentre os atributos criados.Pronto! Desse modo, todas as informações não-geométricas cadastradas em seu componente, no SketchUp, aparecem automaticamente na respectiva documentação, no SketchUp LayOut. Assim, há uma menor a probabilidade de erros e o trabalho manual na hora da documentação é diminuído. Caso as informações sejam alteradas, no modelo do projeto, no SketchUp Pro, os dados nas pranchas do SketchUp LayOut serão atualizados automaticamente.

Nos próximos posts, você vai descobrir como modelos IFC exportados do Revit, ArchiCAD, ou Vectorworks, por exemplo, se comportam quando abertos no SketchUp. Se não quiser esperar a gente escrever, pode ir testando, os resultados são muito bons. Até lá!

 

Orçamentos com SketchUp

Você sabia que é possível fazer orçamentos com o próprio modelo do SketchUp com esses atributos IFC? Não?! Então venha ver o nosso post explicando como isso é possível. Mas, se você preferir assistir a palestra que explicar mais detalhadamente sobre o assunto, é só ir direto nesse link.

Posts relacionados

1 Comments
Share
Avatar

Camila Ghendov

    1 Comments

    1. Avatar
      Paulo Fukuta
      13/04/2019 at 5:31 pm

      Olá, João Gaspar e a toda TI Lab!!!
      Acho super legal essa iniciativa de vocês, de mostrar à todos as potencialidades reais do SketchUp, já que a grande maioria acha que o SketchUp não é voltado para BIM.
      A gente sabe o quanto o SketchUp possibilita que o usuário seja, digamos, livre para fazer o que bem entender. E o quanto isto é extremamente positivo, quando se trabalha com seriedade com o programa.
      Mas sinto falta dessa liberdade na hora inserir informações na janela Component Options, para que a informação também seja inserida no arquivo IFC. Acredito que no Component Options há espaço para adicionarmos informações mais gerias, que talvez possam ser utilizadas no LayOut ou em alguma tabela de quantitativo. Para para uma análise de conforto ambiental, por exemplo, térmico; não sejo como inserir informações como Transmitância Térmica de uma parede, por exemplo. Algo que em algumas paredes do Revit há essa informação, e sendo “perfeitamente” inserida em um arquivo IFC, e lido pelo SketchUp. É uma pena, que ainda não tenhamos como adicionar informações extras, além das permitidas, no SketchUp. Se tem, desconheço como inseri-las.
      Abraço!

    Reply your comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked*

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.