SketchUp

Como colorir um terreno 3D com uma textura projetada

Terreno 3D do SketchUp com cores de acordo com a altitude

Quando você aplica textura a uma superfície, dependendo do caso, o resultado não é o esperado. A solução nestes casos é configurar a textura como Textura Projetada (Projected Texture). Usando este artifício, você pode usar um gradiente de cor para colorir um terreno 3D (ou mapa 3D), segundo a dica de TaffGoch, usuário de SketchUp e moderador do Geodesic Help Group.

O procedimento para colorir um terreno com gradiente de cor é muito simples. Você vai precisar de uma textura que funcione como uma “legenda vertical” de cores, em que cada cor representa uma diferente altitude do terreno. A textura da legenda precisa estar alinhada a um plano vertical e tem que ser aplicada em uma face do tamanho das altitudes mínimas e máximas do terreno. Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre a face e escolha Textura Projetada (Projected Texture). Ative a ferramenta de pintura, use o conta-gotas para capturar a cor da face com a legenda correspondente e aplique a textura no terreno.

terreno 3D
Aplicação de textura normal no terreno.
terreno 3D
Aplicação de textura projetada no terreno. As cores indicam níveis de altitude, conforme definição da textura.

Neste link você pode baixar o modelo do terreno 3D acima postado por TaffGoch no Armazém 3d. No modelo já tem algumas face com gradientes de cores. Experimente pintar e veja como conseguir um resultado complexo de geoprocessamento sem usar plugins.

Posts relacionados

0 Comments
Share
Avatar

Admin

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.