ARCHICAD

como criar um terreno a partir das curvas de nível de um DWG

Para criar um terreno a partir das curvas de nível de um arquivo .dwg, crie uma Folha de Trabalho e nela vá ao menu Arquivo/Conteúdo Externo/Colocar Desenho Externo… (File/External Content/Place External Drawing…).


figura 1 – como importar um arquivo .dwg
 
 

Na janela que se abre, escolha o arquivo que será importado e depois clique em Abrir (Open). Em seguida, selecione a unidade de desenho utilizada no arquivo original e clique em Colocar (Place) para inserir o desenho.


figura 2 – escolha da unidade de desenho do arquivo .dwg
 
 

Selecione o desenho que você acabou de importar e vá ao menu Edição/Dar nova forma/Explodir dentro da Vista Atual (Edit/Reshape/Explode into Current View) Ctrl + =.


figura 3 – localização do comando Explodir dentro da Vista Atual
 
 
 

Na janela que se abre, clique em Manter apenas as primitivas de desenho (Keep drawing primitives only) e depois clique em OK.


figura 4 – janela de configurações do comando Explodir dentro da Vista Atual
 

 

Vá para o piso onde deseja modelar o terreno e ative a folha de trabalho criada que contém o arquivo .dwg importado como Traço Referência.
Na Caixa de Ferramentas (Toolbox), clique na ferramenta Malha
(Mesh).


figura 5 – ferramenta Malha na Caixa de Ferramentas

 

Na Caixa de Informações (Info Box), clique na opção que habilita a malha Retangular. Abra o Diálogo de Definições (Settings Dialog); na aba Planta e Corte (Floor Plan and Section) desabilite a opção Trama de Superfície (Cover Fills), destacada na figura 6 e clique em OK.


figura 6 – como desabilitar as tramas de superfície da malha

 

Com a malha modelada selecionada e a ferramenta de Malha (Mesh) ainda ativa, vá ao menu Modelagem/Contornar Polígono com Vara Mágica (ou pressione a barra de espaço) (Design/Outline Polygon with Magic Wand) e selecione uma das curvas de nível.

        malha_04
figura 7 – seleção da curva de nível      figura 8 – localização do comando Vara Mágica

 

Na janela aberta opte por Adic. Novos Pontos e escolha a opção Adaptar às Arestas do Usuário (Fit to Users Ridges). Clique em OK. Isto faz com que o ArchiCAD use a linha do desenho DWG para criar a curva de nível correspondente na sua malha. Repita procedimento em todas as curvas.


figura 9 – menu Novos Pontos de Malha

 

Agora será necessário informar ao ArchiCAD qual é a altura de cada curva de nível. Para isso, clique sobre um ponto qualquer da curva que você quer definir a cota e, na barra flutuante, clique no botão Elevar ponto de Malha… (Elevate Mesh Point).


figura 10 – selecionar qualquer ponto da curva de nível

 

Defina a altura do ponto que você clicou e habilite a opção Aplicar a Todos (Apply to All) e clique em OK. Repita o procedimento para todas as demais curvas.


figura 11 – menu Altura do Ponto de Malha

 

Se quiser ajustar o terreno ponto a ponto, vá à paleta Navegador/Mapa de Projeto (Navigator – Project Map) e clique em Perspectiva Cônica Genérica (Generic Perspective); depois clique no ponto que deseja movimentar e veja a alteração provocada no terreno.


figura 12 – modelagem do terreno em 3D.

 

 

 

 

 

 

 

Posts relacionados

0 Comments
Share
Avatar

Hingrid Silveira

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.