Vectorworks

Como criar um terreno

Existem várias maneiras de criar um terreno 3D no Vectorworks. Você pode importar um arquivo com dados de topografia, usar o método de entrada de dados por grade ou então usar as curvas de nível do terreno (que é o método mais usado e que será explicado aqui). Depois que as curvas 3D estiverem criadas, o terreno é criado sob a forma de um objeto paramétrico, que pode ser alterado a qualquer momento pela paleta Info de Objetos (Object Info) Ctrl+I. As explicações a seguir são feitas com base na configuração Architect, presente nas versões brasileira e americana do Vectorworks.

para criar curvas de nível 3D a partir de polígonos ou polilinhas 2D
Crie uma camada apenas para receber as curvas de nível do terreno (você pode desenhá-las, trazer de outro arquivo de Vectorworks ou importar de um levantamento feito em AutoCAD, por exemplo) (figura 1).

     
figura 1

Vá ao menu  (AEC/Survey Input/2D Polys to 3D Contours….) (figura 2)


figura 2

Indique a cota inicial do terreno e o intervalo entre as curvas de nível da camada (figura 3).


figura 3

Escolha a opção (Create 3D Polygons), como resultante da operação das curvas de nível. Clique em OK.

Neste momento, o programa escolhe uma das curvas do desenho, marcada em vermelho. Indique no painel qual a cota da curva em destaque, através dos botões Up e Dn (subir e descer, a). Quando encontrar o valor correto, clique em Next, e o Vectorworks passará para a próxima curva. Se quiser usar o mesmo valor da curva anterior para a atual, clique em Use same height as prev. . Se quiser terminar a operação sem indicar todas as cotas, clique em Done (figura 4).

      
figura 4

Depois de terminar de indicar as cotas, o programa pergunta se você quer apagar os polígonos originais. Se não precisar mais deles, responda Sim. Se quiser mantê-los para alguma modificação futura, clique em Não (figura 5).


figura 5

OBS1 Se possível, use somente polígonos 2D para a criação das curvas de nível. As polilinhas 2D, que podem operar com curvas, acrescentam uma grande quantidade de vértices na curva de nível em 3D, deixando o arquivo mais pesado e lento.

OBS2 As curvas de nível 2D originais não podem se cruzar. O cruzamento dos polígonos inviabiliza a correta apresentação do terreno 3D.

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Ele foi baseado no tópico Modelagem digital do terreno, Como criar um terreno,
que faz parte do livro Vectorworks passo a passo,
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Nashalyn Casagrande

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