ARCHICAD

Como definir que objetos são estruturais, núcleos ou acabamentos

O ArchiCAD possui um recurso poderoso de visualização que permite que você veja apenas a parte estrutural (ou então, apenas objetos considerados como núcleos, acabamentos ou outros) do seu modelo. Para que esse recurso funcione corretamente, você deve classificar seus objetos como Estruturais, Núcleos, Acabamentos e Outros. Para cada tipo de objeto existe um lugar diferente onde essa classificação é feita. Acompanhe abaixo onde classificar os principais tipos de objetos do ArchiCAD.

Parede (Wall):
Abra o menu de Definições (Settings) Ctrl+T e determine se a parede é um Elemento Estrutural (Load-Bearing Element), Elemento Não-Estrutural (Non-Load-Bearing Element) ou Não definido (Undefined), clicando nos campos correspondentes conforme a figura 1.


figura 1 – classificação da parede no menu de Definições
 

Caso a parede esteja utilizando um perfil complexo, vá ao menu Janelas/Paletas/Gestor de Perfis (Window/Palletes/Profile Manager...).


figura 2 – localização da paleta Gestor de Perfis

 

Na janela que se abre escolha o perfil que está sendo utilizado; Selecione a trama utilizada para formar o perfil e na aba Componentes-Selecionados (Components-Selected) escolha entre Núcleo (Core), Acabamento (Finish) ou Outro (Other).


figura 3 – classificação do perfil complexo
 

Pilar (Column):
O ajuste dos pilares é análogo ao das paredes. No menu de Definições, determine se o pilar é um Elemento Estrutural (Load-Bearing Element), um Elemento Não-Estrutural (Non-Load-Bearing) ou um elemento Não definido (Undefined). No Gestor de Perfis (Profile Manager) o procedimento é como o das paredes. Existe, porém, um ajuste a mais para o Pilar. No menu Definições (Settings) você pode adicionar um revestimento clicando no botão indicado; então, determine a espessura do núcleo e classifique o revestimento.


figura 4 – classificação do pilar no menu de Definições
 

Viga (Beam)
O ajuste em uma viga também se parece com os elementos já vistos. No menu de Definições (Settings) você também determina se a viga é um Elemento Estrutural (Load-Bearing Element), um Elemento Não-Estrutural (Non-Load-Bearing Element), ou um elemento Não definido (Undefined). No Gestor de Perfis (Profile Manager) o procedimento é o mesmo das paredes e pilares.


figura 5 – classificação da viga no menu de Definições
 

Lajes, Coberturas e Membranas (Beam, Roof e Shell)
Para fazer os ajustes destes tipos de elementos o processo é também similiar ao dos elementos acima. Através do menu de Definições (Settings) você determina se eles são um Elemento Estrutural, Elemento Não-Estrutural ou Não definido. Através das composições, assim como paredes e vigas, você pode editar cada um dos componentes dos elementos e classificá-los como Núcleo (Core), Acabamento (Finish) ou Outro (Other).

Como visualizar
Depois de classificar os elementos vá ao menu Documentação/Visualização da Estrutura Parcial… (Document/Parcial Structure Display…) e escolha visualizar
Modelo Completo (Entire Model), onde todas as camadas serão visualizadas; Sem Acabamentos (Without Finishes), com exceção das camadas definidas como acabamentos todas as outras serão visualizadas; Apenas Núcleo (Core Only), apenas as camadas definidas como Núcleo ficarão visíveis ou Apenas Núcleo de Elementos Estruturais (Core of Load-Bearing Elements Only), apenas as camadas definidas como Núcleo de elementos classificados como estruturais ficarão visíveis.

 
figura 6 – localização da Visualização      figura 7 – opções para visualizar a estrutura
da Estrutura Parcial…                                 parcialmente

 

 

Posts relacionados

0 Comments
Share
Avatar

Hingrid Silveira

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.