ARCHICAD

Como e porque usar Módulos Associados

o que são módulos
Os módulos são úteis sempre que você precisar usar estruturas repetitivas ou padronizadas em um ou mais projetos. Você cria um módulo desenhando normalmente uma só vez e pode usá-lo quantas vezes quiser em qualquer projeto. A vantagem é que, se for necessário fazer alguma alteração no módulo, esta modificação poderá ser atualizada em todos os arquivos que contém cópias deste. Para criar módulo existem duas maneiras: salvar um projeto como um módulo ou salvar elementos selecionados de um projeto como um módulo. Um módulo é salvo pelo ArchiCAD com a extensão .mod.
para salvar um projeto como módulo
Após a construção do modelo que será transformado em módulo, em planta, vá ao menu  Arquivo/Salvar Como… (File/Save As…) Ctrl+Shift+S.


figura 1 – menu Arquivo/Salvar Como…
 

No menu Salvar Planta (Save Plan) dê um nome para seu arquivo e escolha o formato Arquivo Módulo (Module File) (*.mod). Clique no botão Opções… (Options) e, na janela que se abre, selecione:
todos os Pisos (all Stories): Salva os elementos de todos os pisos do projetos;
o Piso Atual (the Current Story): Salva os elementos do piso ativo;
o Intervalo (the Range): Permite a escolha de um intervalo de pisos determinado;
Adicionar Elementos visualizados de outros Pisos (Add displayed Elements of
other Stories): Adiciona ao arquivo salvo além dos elementos que pertencem ao piso
selecionado, os elementos que são de outros pisos mas estão sendo visualizados nele;
Quebrar Associações encaixadas (Break nested Hotlinks): Se na vista já existir algum
módulo, ao salvar, essa associação será desfeita;
Comprimir arquivo (Compress file): Esta opção vem selecionada por default no
ArchiCAD e reduz em até 7% o tamanho dos arquivos. Deve ser desativada apenas se o tempo de gravação do arquivo se estender demais.


figura 2 – janela Opções Salvar
 

Após definir, clique em OK e, em seguida em Salvar (Save).


como salvar elementos selecionados como um módulo

Em planta, selecione os elementos que deseja salvar como um módulo. Para uma seleção que inclua vários pisos utilize o Retângulo de Seleção (Marquee Tool) no modo Todos os Pisos (all Stories). Vá ao menu Arquivo/Conteúdo Externo/Salva Seleção Como Módulo… (File/External Content/Save Selection as Module…).


figura 3 – comando Salvar Seleção como Módulo…

 

No menu Salvar Módulo Associado (Save Hotlinked Module) dê um nome para o arquivo. A opção Substituir Seleção por este arquivo módulo associado (Replace Selection with this hotlinked module file) faz com que os elementos selecionados, após serem salvos como módulo, se transformem em só um. Clique em Salvar (Save).

 

como colocar um módulo
No arquivo em que deseja inserir o módulo vá ao menu Arquivo/Conteúdo Externo/Colocar Módulo Associado… (Place Hotlinked module…).


figura 4 – comando Colocar Módulo Associado….

 

No menu Colocar Módulo (Place Module) clique no botão Escolher Associação… (Choose Hotlink…).


figura 5 – menu Colocar Módulo

 

No menu a seguir, clique em Nova Associação… (New Hotlink…) e, em seguida, escolha a opção do Arquivo (from File) para buscar arquivos em seu computador ou se estiver trabalhando com um modulo que faz parte de um projeto Teamwork, escolha do projeto Teamwork (from Teamwork Project).


figura 6 – menu Escolher Associação

 

No menu Nova Associação (New Hotlink) localize e escolha o arquivo desejado e clique em Selecionar (Select). De volta ao menu Escolher Associação (Choose Hotlink), selecione o módulo clique em OK.


figura 7 – menu Escolher Associação

 

No menu Colocar Módulo (Place Module) você pode definir:
Vegetal (Master Layer): Escolha o vegetal onde o módulo ficará vinculado;
Orientação (Orientation): Se necessário, determine para o módulo um ângulo diferente do definido no arquivo original. Os elementos que por padrão ficam com ângulos fixos (tais como rótulos ou selos de Zona definidos para Ângulo Fixo) não serão atingidos pelo ângulo determinado a não ser que a opção Ajustar o ângulo de elementos de ângulo fixo para refletir a rotação do módulo esteja ligada. Para espelhar o módulo, tomando como referência o posicionamento do arquivo original ative a opção Orientação para colocar um Módulo Simétrico;
Elevação (Elevation): Se preciso adicione uma elevação, em relação ao nível zero, que será somada ao valor definido no arquivo original;
Saltar Módulos incluídos (Skip Nested Modules): Ative esta opção se desejar que os módulos associados ao módulo que está sendo inserido, caso existam, não sejam incluídos.
Para finalizar, clique em Colocar Módulo (Place Module).


figura 8 – menu Colocar Módulo

 

Agora basta clicar para posicionar o módulo em planta.

Posts relacionados

0 Comments
Share

Hingrid Silveira

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.