SketchUp

Conheça a biblioteca gratuita de móveis planejados personalizáveis da Gabster

Biblioteca com componentes dinâmicos da Gabster

Há algumas semanas, e sem muito alarde, a desenvolvedora gaúcha Gabster, que trabalha com sistemas para a produção automatizada de mobiliário planejado e personalizável, lançou o plug-in gratuito Gabster LITE, para o SketchUp.

conheca-a-biblioteca-gratuita-de-moveis-planejados-personalizaveis-da-gabster

O Gabster LITE lhe dá acesso à uma enorme biblioteca grátis de componentes dinâmicos para SketchUp. Todos eles foram modelados segundo os padrões da indústria moveleira brasileira, o que quer dizer que, ao usar um objeto da Gabster, você está usando um modelo que pode ser produzido de modo muito rápido por diversas  indústrias do país. Como os objetos são dinâmicos, você pode alterar medidas, opções de materiais de acabamento, puxadores, tipos de fecho, entre outros atributos, sem precisar modelar ou re-modelar nada.

Para usar o Gabster LITE e ter acesso grátis aos móveis, você precisa baixar o plug-in no Armazém de Extensões do SketchUp e fazer um cadastro no site da Gabster. Você vai usar as informações fornecidas no site da Gabster para ter acesso à janela do plug-in, dentro do SketchUp.

conheca-a-biblioteca-gratuita-de-moveis-planejados-personalizaveis-da-gabster

Nós testamos os objetos do Gabster LITE: eles são realmente excelentes (apesar de um pouco pesados para baixar, na primeira vez que se usa o sistema), mas são uma verdadeira mão-na-roda para quem trabalha com planejados. Daí, você pode perguntar: mas o que uma empresa como essa ganha fornecendo, de graça, essa quantidade imensa de objetos?

A resposta é simples: se você quiser fabricar o móvel Gabster que configurou, você pode enviá-lo para uma fábrica que tem o sistema Gabster completo. O sistema Gabster completo (que é pago) é capaz de ler o objeto e retirar dele, automaticamente, todas as informações para a produção e embalagem de todas as peças necessárias para a montagem do móvel. Desse modo, qualquer móvel que você tenha personalizado com o Gabster LITE pode ser produzido industrialmente (seja uma vez ou milhares de vezes) sem que haja perda de produtividade, na ponta da indústria. É o princípio do BIM (Building Information Modeling) aplicado à produção da indústria moveleira brasileira.

Usando o Gabster, o profissional que trabalha com design de planejados (de modo autônomo ou em uma loja de planejados, por exemplo) pode criar as peças que quiser, com as medidas que achar melhor, de acordo com as necessidades de cada cliente, sem que isso signifique demora na produção ou entrega, ao contrário da maior parte dos sistemas atuais, onde ou o cliente escolhe entre poucas opções para receber os móveis em prazo curto, ou pede um projeto personalizado que tem um tempo longo de entrega e um custo alto.

Veja, nos filmes abaixo, como é a integração feita entre o SketchUp-Gabster e a linha de produção:

 

 

Posts relacionados

4 Comments
Share
Joao Gaspar

Joao Gaspar

Arquiteto formado pela FAU-USP em 1999. Mestrando no Programa de Pós-Graduação Arquitetura, Tecnologia e Cidade, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é um dos fundadores e o atual diretor do TI Lab, centro de treinamento especializado em modelagem 3D e BIM, com cursos orientados ao mercado AEC. Secretário da comissão de estudos especiais 134 da ABNT, responsável pelas normas BIM brasileiras, Gaspar ministra palestras sobre BIM, modelagem 3D, renderização, fabricação digital e outros temas relacionados à tecnologia aplicada à arquitetura, urbanismo e design, e também promove oficinas hands-on de diversos softwares em diversas faculdades e eventos pelo Brasil.

4 Comments

  1. Avatar
    soraia faheina
    11/12/2015 at 9:43 pm

    Boa noite,
    Eu tenho o sketchup 2015 e não consigo abrir a biblioteca gratuita de vcs, fica apresentando a mensagem de homologação. O que faço? quero e preciso dessa biblioteca.
    aguardo resposta!
    obrigada.

    • arqjoaogaspar
      arqjoaogaspar
      11/01/2016 at 11:59 am

      oi, Soraia, tudo bem?

      A gente é um blog sobre o SketchUp, a gente não tem relação oficial com a Trimble ou o distribuidor brasileiro. Nós não temos biblioteca gratuita, mas em nosso site aparece a Biblioteca SketchUp Designer Tiago para venda. É sobre essa biblioteca que você tem dúvidas? Por favor, nos esclareça melhor para que a gente lhe ajude. Abraços!

  2. Avatar
    LUIS CARLOS
    27/08/2015 at 9:37 pm

    ÓTIMO!

  3. Avatar
    alexandre
    19/08/2015 at 10:16 pm

    Mas é bom esse Gabster.

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.