27 comentários sobre “Conheça as novidades do SketchUp 2013!

  1. Bruna says:

    Oi pessoal, eu tinha a versão 8 e só agora que baixei o Sketchup Make 2015 mas quando abro o 3 d warehouse não consigo buscar nenhum objeto.

    Poderiam me ajudar?

  2. admin says:

    oi, Bruna, o SketchUp Pro 8 foi produzido pela Google. Mais tarde, o programa foi vendido para a Trimble, que é responsável pelas versões 2014 e 2015, e assim por diante.
    O que acontece é que, quando você usa a busca de componentes no SketchUp 8, você é direcionado aos servidores antigos do Armazém 3D (na Google), e depois redirecionado aos novos servidores, da Trimble. Isso fez parte de um acordo comercial (de suporte a antigos usuários) que teve data para acabar, e pelo jeito acabou, mesmo.
    Em todo o caso, é possível continuar baixando os objetos do Armazém 3D por qualquer navegador, como o Firefox, Chrome, Explorer, Safari, normalmente!
    Mais informações, em inglês, sobre esse assunto, estão aqui:
    http://help.sketchup.com/en/article/3000177

  3. Maria says:

    Dá pra continuar usando a versão Pro 8 com o novo 3D warehouse?

    Porque já ouvi péssimas críticas a respeito da nova versão, e quando abro o armazém, a tela não mostra as figuras, é como se o zoom de cada figura não funcionasse e só aparece uma ponta da figura, ou o céu, ou a legenda…

  4. admin says:

    oi, Maria, o SketchUp Pro 8 foi produzido pela Google. Mais tarde, o programa foi vendido para a Trimble, que é responsável pelas versões 2014 e 2015, e assim por diante.
    O que acontece é que, quando você usa a busca de componentes no SketchUp 8, você é direcionado aos servidores antigos do Armazém 3D (na Google), e depois redirecionado aos novos servidores, da Trimble. Isso fez parte de um acordo comercial (de suporte a antigos usuários) que teve data para acabar, e pelo jeito acabou, mesmo.
    Em todo o caso, é possível continuar baixando os objetos do Armazém 3D por qualquer navegador, como o Firefox, Chrome, Explorer, Safari, normalmente!
    Mais informações, em inglês, sobre esse assunto, estão aqui:
    http://help.sketchup.com/en/article/3000177

    Quanto à nove versão, a 2015, é excelente! Funciona em 64 bits, tem total suporte a IFC, carrega modelos grandes sem demora… uma beleza!

  5. Jaqueline Z. says:

    Bom dia Gaspar,

    Eu uso o SketchUp 8, e não consigo compartilhar os meus componentes, pois aparece que tenho que usar uma versão mais nova, mas o sketchUp Make 2013 não funciona direito no meu computador. Já o instalei 3 vezes, mas continua com mau funcionamento.

    O que eu faço?

  6. admin says:

    Oi, Jaqueline,

    Essa mensagem de erro é estranha, e também é estranho que o seu SketchUp 2013 não funcione direito. Você pode mandar mais detalhes? Escreva para joaogaspar@tilab.com.br. Abraço!

  7. Isabela Prado Alberti says:

    Bom dia João!
    Trabalho em um escritório de arquitetura, e estamos comprando a licença original do sketchup pro 2014, mas a licença do V-ray está muito cara.
    Gostaria de saber se, conseguimos usar o V-ray “livre” na versão original do sket 2014?
    No aguardo e desde já agradeço!

  8. admin says:

    OI, Isabela, me descuple pela demora tão grande na resposta. Não tenho certeza se funciona, particularmente acho o V-Ray (apesar de dar um resultado lindo) pouco produtivo para escritórios de arquitetura. Prefiro soluções mais rápidas (embora com imagens não tão sensacionais) como o Render[in]. Abraços!

  9. Nelson Velanga says:

    Sou usuário do Sketchup para modelagem em 3D há bastante tempo. A versão 2013 para mim é totalmente desnecessária. O maior problema do programa é não ser 64bits, e usando o Vray ele usa os sistema de CPU e não GPU, que explora o recurso da placa de vídeo, que no meu caso é uma Quadro 2000 (excelente). O autocad para 2D continua imbatível e espero que Trimble se preocupe somente no quesito 3D e a agilização e otimização no uso da memoria Ram e os recursos das placas de vídeos. É o que realmente falta para o Sketchup ser realmente um programa profissional.

  10. A total cad empresa que me vendeu o Skechup não me informou que não havia versão 64bits e no entanto meu computador é 64 bits. Será por esse motivo que a qualidade de imagem é tão ruim enquanto trabalho? ou seja o skechup up só existe em 32 bits?

  11. Sugiro que os desenvolvedores do programa se preocupem mais com a qualidade de imagem enquanto estamos trabalhando, principalmente quando se usa sombras. As linhas são terríveis principalmente quando entram em movimento, chega a ser ridículo a tamanha falta de qualidade. Opções que não funcionam e outras que aparecem em sombra sem que sejamos informados de como ativa-las. Enfim é um bom programa pela facilidade de desenvolver projetos multiplos no entanto a qualidade enquanto trabalhamos é péssima assim como a renderização que necessita do Vray que também é uma verdadeira lesma até mesmo para pequenos trabalhos.
    Sugestão: preocupen-se com a qualidade pois nossos clientes acompanham os trabalhos antes das renderizações e durante este período passamos vergonha tamanha falta de qualidade de imagens mesmo quando utilizamos texturas grandes o que resulta em outro problema o Skechup não anda e quando anda parece camera quadro a quadro. É terrível. Na verdade estou arrependido de ter comprado o programa pois as versões piratas são tão ruins quanto as originais. Os plugns são um terror já que vocês não se preocupam em desenvolver plugins e transferem essa tarefa para outros fabricantes. Finalmente reentero ser um bom programa mais acredito que pelo tempo de existência e pela quantidade de profissionais que o usam você deveriam pelo menos respeitar nossa necessidade e acompanhar com carinho e qualidade as evoluções tecnológicas já existentes em programas bem posteriores ao Skechup.

  12. arqjoaogaspar says:

    Oi, Primo, tudo bem?

    Entendemos a indignação quanto ao desempenho do programa. Alguns problemas com a velocidade e os gráficos podem estar relacionados com o fato do software ser 32 bits, mas podem existir algumas dificuldades relacionadas à modelagem. Seria legal examinar como está o seu modelo.

    Quanto ao render, sugerimos que você teste o Render[in], em http://www.renderin.com.
    É barato, leve, renderiza rápido e faz visitas virtuais que rodam no iPad e Androids.

    Só pra concluir, nós somos um blog independente e não representamos a TotalCAD, nem a Trimble 🙂

    Um abraço!

  13. Eduardo Fogaça says:

    Bom dia, Sou Arquiteto e uso o Sketchup Pro 8, e até agora foi um dos programas mais interessantes que achei para visualizar os projetos e principalmente mostrar para os clientes, espero que continuem melhorando cada vez mais. O único incomodo que estou tendo é com o Layout pois algumas vezes ele se perde no abrir os arquivos (fica umas setas vermelhas e ele nao consegue abrir o arquivo ) e tenho que refazer o projeto, Alguém esta tendo esse mesmo problema ou sabe a solução?

  14. Felipe Soares says:

    alguem reparou se o zoom ficou bom ou continua travando dependendo do angulo?

  15. arqjoaogaspar says:

    Oi, Felipe,

    Acho que isso já foi reparado sim, inclusive em um update da versão 8. Abraço!

  16. aline says:

    No site da Timbre diz que para uso comercial “recomenda-se” a versão “pro”, devido vantagens, como suporte. Mas nos temos de utilização não encontrei nada que diz que não pode ser usado a versão “make” para uso comercial. Gostaria de saber se posso usar essa versão para fazer projetos de móveis e cobrar por esse trabalho usando um CNPJ.

    Eu sei que esse post de caráter técnico e não judicial ou coisa assim, mas agradeceria se pudesse tirar essa minha dúvida.

  17. arqjoaogaspar says:

    Oi, Aline, não temos nenhuma ligação comercial com a Trimble, mas pelo que sei a versão Pro é mesmo a que deve ser utilizada para fins comerciais. A versão Make é para ser usada apenas para estudo ou para hobbistas, por exemplo.

    Qualquer dúvida, escreva!
    Um abraço
    João Gaspar

  18. Caio says:

    Gaspar,
    Preciso de plugins de render para versão 2013, procurei pelo v-ray e não encontrei para essa nova versão. Você teria alguma indicação?

    Abs

  19. arqjoaogaspar says:

    Oi, Caio, acredito que a última versão do V-Ray funciona no 2013.
    Você pode tentar também o Render[in], http://www.renderin.com.
    Em todo o caso pode tentar outros renders que estão em http://extensions.sketchup.com.

    Abraços
    João Gaspar

  20. Dieimison Corrêa says:

    Oi! por favor
    me envie o link ou o endereço para
    download do google sketchup 2013. pois tenho a
    versão 8 pro, não sei se teve mudanças.

  21. arqjoaogaspar says:

    Oi, Diemilson, o download do SketchUp pode ser feito no site http://www.sketchup.com.

    Abraço!

  22. A tempo tenho vontade de migrar toda produção de meu escritório para o Sketchup, mas acho muito trabalhoso integrar os detalhamentos técnicos, também acho que o aprimoramento do Layout nesta nova versão é um flerte com esta área mais precisa dos detalhamentos. Por enquanto fico só na ferramenta 3d e render, acho que para eles ganharem este mercado terão que vir com uma ferramenta que quebre paradigmas.

  23. Rodrigo de Abreu says:

    Tá fazendo muita falta uma versão 64 bits!! Achei o programa fraco pelo tempo que demorou pra ser lançado!

  24. arqjoaogaspar says:

    pois é, Rodrigo, muita gente esperava, eu também… espero que resolvam no ano que vem!

  25. rafa says:

    Com certeza é o que faz mais falta. Pois é triste ter 8Gb no Pc e ter um limite de 2GB no Sketchup! Sem falar no Vray que apanhamos.

  26. admin says:

    A versão 2015 é 64 bits! nossas preces foram atendidas 🙂

  27. André says:

    Decepção total.
    Custava esperar mais um pouquinho e só lançar o 2014 cheio de novidades!

Gostou? Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.