Eventos

Conheça os princípios da Construção Enxuta (Lean Construction)

Desenvolvido entre 2004 e 2007 pelo prof. Dr. Rafael Sacks, da Universidade Technion, de Israel, o Jogo da Construção Enxuta Technion LEAPCON  tem o objetivo de “testar o impacto do modelo proposto de gestão Enxuta, que é uma resposta ao desperdício relacionado aos métodos convencionais de planejamento e gerenciamento da construção de edifícios residenciais muito altos”, nas palavras do próprio autor, e traduzidas aqui por mim.

Existem vários estudos a respeito da sinergia BIM e Lean. Em um deles, os pesquisadores David J. Gerber, Burcin Becerik-Gerber e Alex Kunz, no artigo “Building Information Modeling and Lean Construction: Technology, Methodology and Advances from Practice“, de 2010, afirmam que “o BIM será cada vez mais essencial, se tornando um componente intrinsecamente ligado ao processo de Construção Enxuta, especialmente dentro de um contexto em que existam informações em abundância, geométricas e semânticas, sobre o projeto”.

Partindo desta premissa, o prof. Dr. Leonardo Manzione e eu, durante a criação do PC-BIM (Programa de Capacitação em BIM para Empresas, parceria entre a COORDENAR e a TI Lab), decidimos incluir o Jogo da Construção Enxuta na programação do treinamento. As imagens e vídeos que estão neste post são de um jogo-teste, feito com um grupo de estudantes e arquitetos convidados, e aconteceu em novembro de 2014 na TI Lab, em São Paulo.

O jogo-teste durou uma hora e quarenta minutos, e está dividido em cinco vídeos. Assistindo aos vídeos você vai poder ver como o jogo é eficiente no que diz respeito a comparar o método de construção empurrado versus o puxado.

[youtube=http://www.youtube.com/playlist?list=PLJVFOdY0ujWVPgiI2idvSALT2Oxj5z5ME]

A música deste post é “A menina dança”, clássico dos Novos Baianos!

http://youtu.be/9HRX3SMy8FE

Posts relacionados

2 Comments
Share

Joao Gaspar

Arquiteto formado pela FAU-USP em 1999. Mestrando no Programa de Pós-Graduação Arquitetura, Tecnologia e Cidade, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é um dos fundadores e o atual diretor do TI Lab, centro de treinamento especializado em modelagem 3D e BIM, com cursos orientados ao mercado AEC. Secretário da comissão de estudos especiais 134 da ABNT, responsável pelas normas BIM brasileiras, Gaspar ministra palestras sobre BIM, modelagem 3D, renderização, fabricação digital e outros temas relacionados à tecnologia aplicada à arquitetura, urbanismo e design, e também promove oficinas hands-on de diversos softwares em diversas faculdades e eventos pelo Brasil.

2 Comments

  1. Mateus Azevedo
    13/01/2015 at 7:33 pm

    Massa! Parece bolsa de valores rsrsrs. Muito massa essa forma de estudar processos.

    • arqjoaogaspar
      13/01/2015 at 9:24 pm

      Legal, né, Mateus! Esse tipo de jogo ajuda muito aos alunos a entender a importância do relacionamento BIM e Lean, cobrindo os processos todos, concepção, projeto, obra, operação….

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.