ARCHICAD

Criando legendas e carimbos inteligentes com textos automáticos

O ArchiCAD possui um sistema de preenchimento inteligente de legendas, carimbos e outras informações relevantes ao projeto usando um processo composto por dois passos: no primeiro, você preenche os dados do projeto (e outras informações); no seguinte, você usa a ferramenta de texto automático para inserir, em vistas e/ou leiautes, estas informações.

para preencher as informações do projeto (e outras)

Vá ao menu Arquivo/Informações/Projeto Info… (File/Info/Project Info…).


figura 1 – localização das informações de projeto

 

Na janela que se abre, escolha o campo que quer preencher e, em seguida, digite a informação relacionada àquele campo. Se quiser ter mais espaço para escrever, clique no botão destacado para que se abra o menu Descrição (Description)Você pode preencher todos os campos, ou somente os que quiser. Se você precisar criar mais um campo, clique em Adicionar (Add) e perceba que um novo campo é criado. Se quiser remover um campo que tenha criado, clique em Remover (Remove). Se você quer que todos os dados de projeto que digitou aqui sejam aproveitados em outro arquivo (para não ter que escrever tudo de novo), clique em Exportar… (Export…). Uma nova janela vai se abrir, para que você escolha um local para gravar o arquivo. Dê um nome a ele e clique em Salvar (Save). Para recuperar as informações de outro arquivo, abra o mesmo menu e clique em Importar… (Import…). Na janela que se abre, localize o arquivo e clique em Abrir (Open)


figura 2 – menu Informação Projeto
 

 

para inserir uma informação de projeto com um texto automático

Na Caixa de Ferramentas (Toolbox), clique na ferramenta Texto (Text).


figura 3 – ferramenta Texto na Caixa de Ferramentas
 

Faça um clique onde quer começar a escrever o texto; mova o cursor e faça outro clique onde quer terminar a caixa de texto

figura 4 – cliques inicial e final para definir a dimensão da caixa de texto 

No menu flutuante, clique no botão Inserir Texto Automático (Insert Autotext).


figura 5 –  botão Inserir Texto Automático
 

Na janela que se abre, clique na barra destacada para escolher a categoria onde está a informação que você pretende inserir. No quadro abaixo, clique na informação que será inserida. O quadro mais abaixo mostra o texto que será inserido. Clique em Inserir (Insertpara concluir.


figura 6 – menu Inserir Texto Automático
 
 

Vale lembrar que se algum campo das informações do projeto for alterado todos os textos automático inseridos ligados à ele serão atualizados automaticamente.

 

Posts relacionados

0 Comments
Share

Hingrid Silveira

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.