Realidade Aumentada na Arquitetura e no Design – Daniel Kroll

Desde a criação dos sistemas computacionais, a maneira sintética de representar o mundo nunca foi tão real, veloz e imersiva. Com o avanço das novas tecnologias,
nomeadamente a realidade virtual e a realidade aumentada trabalhadas em conjunto,
entramos numa nova forma de re-apresentar o real, substituindo quase que por completo a necessidade física do produto pelos meios digitais.

Com isso, podemos experimentar de maneira visual e tátil um produto digital, e observar em tempo real aspectos físicos como reflexos, opacidade e volumetria, exatamente como um produto real.

O mercado de Realidade Aumentada, no Brasil, está focado nas áreas de apresentações institucionais de grandes empresas em feiras e stands e em aplicativos de celulares.
Nesta apresentação, apresentaremos algo novo: a aplicação da realidade aumentada de maneira fotorrealista em produtos do setor joalheiro para experimentá-la em três aspectos da percepção humana: visual, auditivo e gestual.

Vamos experimentar, num ambiente controlado, jóias virtuais (como
anéis, brincos e pingentes) de maneira natural, simulando o seu uso e o seu
comportamento físico-visual o mais realista possível. Trata-se de uma ferramenta que possibilita melhorar a qualidade da decisão da compra de um produto, além de significar um bônus nos aspectos de lazer e de valor agregado entregue ao consumidor final.

Data
2 de outubro, domingo, às 15h30

Sobre Daniel Nunes Kroll
Bacharelado em Design Digital pelo UNIFIEO – Centro Universitário FIEO em 2011, trabalha com 3D para arquitetura e produtos desde 2002.
Sócio da VirtuallisAr, empresa especializada em realidade Aumentada Fotorrealista.