BIM, Eventos

Do CAAD ao BIM: 45 anos do uso de computação aplicada ao setor AECO

Palestra será realizada pelo arquiteto João Gaspar em evento gratuito organizado pelo laboratório DOMVS, da FAU – UFJF, em 16 de outubro de 2019.

SOBRE A PALESTRA

A publicação de “Through the looking glass: why no wonderland“, em 1974, pelo arquiteto Charles Eastman, pode ser considerado um marco na história da computação aplicada à Arquitetura, Engenharia, Construção e Operações, setor da economia identificado pelo acrônimo AECO. À época, Eastman desenvolveu um sistema computacional para projetos arquitetônicos, ou seja, um sistema baseado nas premissas de um modelo teórico identificado por Computer-Aided Architectural Design (CAAD). Cerca de 30 anos depois, os termos Building Information Model, Building Information Modeling e o acrônimo BIM começaram a se tornar bastante utilizados pela academia e pela indústria. O significado atribuído a Building Information Modeling em um whitepaper da Autodesk, em 2002, é muito similar ao de Eastman, para CAAD, em 1974.
Anos mais tarde, definições atribuídas a Building Information Modeling por Eastman et al. (2008), Succar (2009) e Succar e Kassem (2015) são amplamente adotados, e conferem ao termo significados diferentes ao atribuído por Autodesk (2002).

  • Sendo assim, além de CAAD, existiram outros termos e acrônimos que deram origem ao termo Building Information Modeling?
  • Se existiram, quantos e quais são? Quem foram aqueles que utilizaram tais termos pela primeira vez? Quando estes fatos ocorreram? Quais os significados atribuídos a estes termos?
  • Seria possível traçar uma linha do tempo? E uma “árvore genealógica”? Seria possível contextualizar os termos que emergem (e desaparecem) com acontecimentos relacionados à história da tecnologia?
  • Em relação a Building Information Model e Building Information Modeling, quais os significados atribuídos a estes termos? Seria possível agrupar estas definições para identificar tendências sobre a compreensão do significado de Building Information Modeling por parte da academia?
  • Para o setor da AECO, apenas o termo Building Information Modeling tem sido utilizado, ou outros termos estão em uso? Quais são?

Estes assuntos serão abordados na palestra “Do CAAD ao BIM: 45 anos do uso de computação aplicada ao setor AECO”, que apresenta um resumo dos resultados da pesquisa de mestrado do arquiteto João Gaspar, sob orientação da profª. Drª Regina Ruschel, em agosto de 2019, na UNICAMP.

SOBRE O EVENTO

A palestra “Do CAAD ao BIM: 45 anos do uso de computação aplicada ao setor AECO” será realizada durante a Agenda DOMVS 09, com realização do laboratório DOMVS, da FAU – UFJF.

Local: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF – Juiz de Fora – MG
Horário: 14h00
Entrada Gratuita!

Posts relacionados

0 Comments
Share

Joao Gaspar

Arquiteto formado pela FAU-USP em 1999. Mestrando no Programa de Pós-Graduação Arquitetura, Tecnologia e Cidade, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é um dos fundadores e o atual diretor do TI Lab, centro de treinamento especializado em modelagem 3D e BIM, com cursos orientados ao mercado AEC. Secretário da comissão de estudos especiais 134 da ABNT, responsável pelas normas BIM brasileiras, Gaspar ministra palestras sobre BIM, modelagem 3D, renderização, fabricação digital e outros temas relacionados à tecnologia aplicada à arquitetura, urbanismo e design, e também promove oficinas hands-on de diversos softwares em diversas faculdades e eventos pelo Brasil.

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.