ARCHICAD

Entendendo as tramas

As tramas são usadas para configurações de preenchimento. Elas são padrões geométricos 2D que podem ser aplicadas a todos os objetos de construção e desenho do ArchiCAD (à exceção das linhas). A principal função das tramas é auxiliar a distinguir os elementos do projeto. As tramas são usadas em todas as vistas de representação 2D (plantas, cortes e elevações); em alguns casos também podem ser exibidas vistas 3D. Existem quatro tipos de tramas (sólida, vetorial, de símbolo e de imagem) que podem ser aplicadas aos objetos em diferentes contextos. Tais contextos foram organizados em três categorias, chamadas de Trama de Desenho, Trama de Superfície e Trama de Corte. Toda vez que você criar ou editar uma trama (de qualquer tipo), vai precisar indicar em quais contextos ela poderá ser usada. Existe um quarto tipo de contexto, chamado de Hachura Vetorial 3D, que não aparece como opção nas janelas comuns de edição de tramas; surge somente se você quiser vincular uma trama a um material.

contextos onde uma trama pode ser aplicada
Os objetos de desenho e construção do ArchiCAD são representados de diferentes maneiras na documentação de seu projeto, dependendo da circunstância em que são apresentados. Para facilitar o controle da respresentação dos objetos, o ArchiCAD organizou o uso das tramas em quatro tipos de contexto:

 Trama de Desenho (Drafting Fills): Essa classificação é dada ao preenchimento de objetos de desenho 2D (retângulos, círculos, polígonos, etc) que são utilizados como elementos auxiliares na documentação de projeto. Você pode usar qualquer um dos quatro tipos de trama para preencher um objeto 2D.


figura 1 – exemplo de trama 2D
 
 

Trama de Superfície (Cover Fills): Essa é a categoria dada à trama sempre que for usada para representar objetos de construção (como lajes, coberturas, malhas, membranas, morphs e zonas) em vistas de planta. A categoria trama de superfície também é utilizada sempre que você quiser utilizar alguma trama para representar elementos construtivos em vista 3D. Todos os quatro tipos de trama podem ser usados sob o contexto trama de superfície.

Trama de Corte (Cut Fills): Essa categoria aparece sempre que você precisar indicar qual trama será usada na representação de um objeto construtivo quando este for cortado. Para representar um objeto de construção sob o contexto trama de corte, você poderá utilizar uma trama sólida, vetorial ou de símbolo; não poderá usar tramas de imagem.

Hachura Vetorial 3D (Vectorial 3D Hatching): Essa categoria (que fica bem escondida nos menus do programa) aparece sempre que você que quiser usar uma trama como representação de um objeto de construção que não está cortado, em vistas de corte, elevações e perspectivas. Normalmente o ArchiCAD utiliza um atributo chamado Material para representar objetos de construção nestas vistas, portanto se você quiser usar uma trama nestes casos, ela será aquela vinculada ao material que está aplicado a este objeto.


figura 2 – exemplo de trama de superfície aplicada à superfície da laje, tramas de corte aplicadas às paredes e à laje e hachura vetorial 3D aplicada à face da parede.
 
 
 

Posts relacionados

0 Comments
Share
Avatar

Hingrid Silveira

    Reply your comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked*

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.