BIM

Apresentação sobre estudos de viabilidade em BIM para equipe do Metrô de SP Palestra com o Arq. Ivo Mainardi, Supervisor do Projeto inovAçãoBIM, do Metrô SP

A convite do Arq. Ivo Mainardi, Supervisor do Projeto inovAçãoBIM, do Metrô SP, o Arq. João Gaspar, diretor do TI Lab, realizou em 4 de julho de 2017 a apresentação “Como utilizar BIM em estudos de viabilidade para o mercado imobiliário”.

O público presente foi formado por engenheiros, arquitetos, projetistas, técnicos, adminsitradores, entre especialistas de diversas disciplinas e de diferentes setores da Companhia do Metropolitano de São Paulo.

Como forma de agradecer ao Arq. Ivo Mainardi pelo convite e pela participação e interesse de todos, e com o objetivo de difundir o conhecimento sobre o tema, tanto para o público que lá esteve, quanto para quem estiver interessado, decidimos deixar neste post toda a bibliografia utilizada pelo Arq, João Gaspar durante a palestra!

Bibliografia utilizada na palestra “Como utilizar BIM em estudos de viabilidade para o mercado imobiliário”:
  1. Apresentação feita em Prezi: “Como utilizar BIM em estudos de viabilidade para o mercado imobiliário“. arq. João Gaspar, para palestra durante a semana 17 de Nivelamento de Conhecimento do Projeto inovAçãoBIM do Metrô SP, 2017.
    como utilizar BIM em estudos de viabilidade para o mercado imobiliário
  2. Solução “Viabil“, mencionada pelo palestrante João Gaspar.
    Viábil
  3. Obras Públicas: Recomendações Básicas para a Contratação e Fiscalização de. Obras de Edificações Públicas”, publicação do TCU, Tribunal de Contas da União, mencionada por João Gaspar.
    obras públicas - guia do TCU
  4. National BIM Standards – United States: capítulo norte-americano da Building Smart, de onde o arq. João Gaspar adaptou sua tradução para a definição do termo BIM.
    página do capítulo norte-americano da Building Smart
  5. Clason, John C., “Building Information Modeling : value for real estate developers and owners“, Tese, Massachusetts Institute of Technology, Dept. of Architecture, 2007.
    Building Information Modeling: value for real estate developers and owners
  6. Carroll, Stewart. “Virtual Design and Construction at Beck“, apresentação para o CIFE (Center for Integrated Facility Engineering), Stanford University, 2011.
    virtual design and construction at Beck
  7. Garcia, Danilo dos Santos. “Arquitetura Performativa: A Utilização do DProfiler para Elaboração da Forma Arquitetônica“. Dissertação. Universidade de Brasília, 2014. Edição em ePub por ProBooks Editora em 2015.
    dissertação de mestrado Danilo Garcia
EM TEMPO: Especialista em BIM fala sobre seu trabalho no Metrô de SP, checagem de regras em modelos e muito mais

O arquiteto Ivo Mainardi, mestre pela Universidade de São Paulo e Supervisor/BIM Manager do Metrô de São Paulo, foi o convidado do arquiteto e diretor do TI Lab, João Gaspar, para uma conversa informal e descontraída, e com muita informação, a respeito do processo de implementação de BIM no Metrô de São Paulo, como foi o desenvolvimento de seu trabalho de mestrado, que discutiu a possibilidade de se fazer checagens automatizadas de regras em modelos BIM, entre outros assuntos relacionados.

Clique aqui para ver o post do blog Dicas de BIM com todos os vídeos dos melhores momentos da entrevista!

Posts relacionados

0 Comments
Share

Joao Gaspar

Arquiteto formado pela FAU-USP em 1999. Mestrando no Programa de Pós-Graduação Arquitetura, Tecnologia e Cidade, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é um dos fundadores e o atual diretor do TI Lab, centro de treinamento especializado em modelagem 3D e BIM, com cursos orientados ao mercado AEC. Secretário da comissão de estudos especiais 134 da ABNT, responsável pelas normas BIM brasileiras, Gaspar ministra palestras sobre BIM, modelagem 3D, renderização, fabricação digital e outros temas relacionados à tecnologia aplicada à arquitetura, urbanismo e design, e também promove oficinas hands-on de diversos softwares em diversas faculdades e eventos pelo Brasil.

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.