SketchUp

Fabricação Digital – Impressão de modelos 3D

Ao longo dos anos, o SketchUp foi se tornando cada vez mais usado por todo o tipo de gente interessada em produzir objetos físicos reais. É possível usar o SketchUp para produzir moldes em papel, desenhos para recorte em chapas, assim como modelos para impressoras 3D. Já mostramos anteriormente os plugins Slicer (para fatiar um modelo em peças individuais) e o Papekura Designer (que ajuda a planificar modelos e transformar em maquetes de papel).

É cada vez mais comum o uso de novas tecnologias de fabricação digital para transformar modelos 3D (do SketchUp ou de outro modelador 3D) em protótipos e objetos reais. A própria equipe do SketchUp, desenvolveu o plugin SketchUp STL que permite a importação e exportação de arquivos no formato .STL, que é usado principalmente para fazer a comunicação entre os softwares de modelagem e as impressoras 3D. Depois que você instala o plugin, o SketchUp consegue importar arquivos .STL através do menu principal. Ele pode ser baixado pelo Armazém de Extensões.

Existem diversas empresas especializadas em prototipagem para os mais variados usos (maquetes, protótipos para área médica, design de produto, entre outros).
Algumas dessas empresas, inclusive, permitem que você faça upload de seus modelos 3D e os venda como objetos físicos, através de seu site. Veja alguns exemplos:

Ponoko (www.ponoko.com). Com sedes na Nova Zelândia, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Itália, a Ponoko faz produção e venda de protótipos com base em arquivos 2D ou 3D, modelados em diversos softwares.

Para arquivos em 2D, as extensões aceitas são .EPS e .SVG . As linhas para corte e as linhas para marcação devem estar em diferentes camadas, pois os arquivos serão impressos em uma fresadora, que pode utilizar materiais como papelão, feltro, couro, acrílico, metal, cortiça, além de diversos tipos de madeiras. Os valores de impressão variam de acordo com o tamanho da folha ou placa do material utilizado e o tempo necessário para produção, que é baseado na complexidade do desenho, variando de $0,50 até $280 por placa. Tenha em mente que quanto maior a quantidade de linhas no desenho, mais tempo ele levará para ser produzido, consequentemente deixando-o mais caro.

Os arquivos em 3D podem ser modelados no SketchUp ou em qualquer outro software, desde que sejam exportados para os formatos .STL, .DAE ou .VMRL. Lembre-se que o seu arquivo deve estar com as medidas do protótipo final obedecendo as dimensões máximas informadas no site. Portanto, é muito provável que você tenha que escalar seu modelo para que este fique em um tamanho compatível com as impressoras da empresa. Os valores dos materiais variam entre US$2 a US$15 por cm³; esse valor é calculado pela quantidade de material utilizado, incluindo sobras.

 

i.materialise (i.materialise.com): A empresa belga i.materialize presta serviço de impressão de modelos 3D em diversos materiais (poliamida, borracha, aço inoxidável, bronze, titânio, cerâmica, entre outros) com muitas opções de acabamento e cores. Basta fazer upload de um arquivo 3D em um formato popular, como .OBJ ou .3DS, escolher o acabamento e a escala final. O site permite que você venda os objetos criados em sua loja virtual; os valores da impressão variam de acordo com o material utilizado, a complexidade e tamanho do modelo. É possível receber uma amostra dos materiais antes de produzir o seu próprio objeto.

 

Imprima3D (www.imprima3d.com): Assim como o i.materialize, o site brasileiro também produz e vende modelos 3D, porém o processo de prototipagem é feito em uma impressora 3D aditiva, ou seja, a impressora utiliza uma resina como material de base em um método de sobreposição de camadas até completar o protótipo. Depois de criado, o arquivo do modelo 3D deve ser exportado em .STL

 

Os valores citados acima são de fevereiro de 2015.

Referência bibliográfica:
GASPAR, João. SketchUp Pro Avançado. São Paulo: ProBooks, 2015

Posts relacionados

0 Comments
Share

Camila Ghendov

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.