SketchUp

Linhas ocultas e o Style Builder

Na coleção de estilos que vem com o SketchUp, não há linhas pontilhadas. Então se você precisa delas, a solução é usar o misterioso e não tão complicado Style Builder (que vem na versão Pro do SketchUp). Você pode usar as linhas pontilhadas para representar as linhas ocultas usando um modo de mesclagem (blend mode) do Adobe Photoshop.

Style Builder – visualizando o estilo de aresta pontilhada

Foi gerado no Style Builder um template com conjuntos de três traços. As linhas foram desenhadas no papel e escaneadas. Depois foram coladas no template usando o Adobe Photoshop, e em seguida carregadas de volta no Style Builder. Finalmente o estilo foi salvo para ser usado no SketchUp. O mesmo procedimento se repetiu para criar um estilo de traço contínuo desenhado à mão.

Na mesma posição de câmera, foi criada uma imagem com o estilo da linha contínua e outra imagem com o estilo da linha tracejada.

Modelo com estilo de linha contínua pontilhada desenhada à mão
Modelo com estilo de linha pontilhada desenhada à mão
Modelo com estilo de linha contínua desenhada à mão

No Adobe Photoshop, abra os arquivos de imagem salvos. No modelo com estilo de linha contínua, crie um layer e cole nele o modelo com estilo de linha pontilhada. Configure um modo de mesclagem (blend mode) para obter o resultado desejado.

Efeito de linhas ocultas pontilhadas usando o modo de mesclagem Darker Color

No recém-lançado SketchUp 8 existe um recurso de visualização com linhas pontilhadas. Mas com essa dica, você cria imagens em que o traço é seu e o desenho fica com sua personalidade.

Posts relacionados

0 Comments
Share

Admin

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.