SketchUp

Slicer – maquete física a partir de um modelo 3D Aprenda a preparar o arquivo para corte a laser ou CNC e deixar pronto para montar!

Você já aprendeu como criar um terreno a partir dos dados topográficos do Google Earth. Além disso, também aprendeu a colorir o seu terreno 3D com uma textura projetada, de acordo com a sua topografia. Agora você precisa fazer a maquete física e quer utilizar a tecnologia a seu favor…

Como fazer uma maquete física com seu terreno em 3D?

Pois bem, o plugin Slicer, desenvolvido pelo usuário TIG, facilita em muito o trabalho de quem quer fazer maquetes físicas a partir de um modelo 3D, pois faz o fatiamento de um componente do SketchUp, e em seguida planifica e numera as fatias para facilitar a montagem. Depois, você pode exportar o resultado em formato .DXF, por exemplo, para que seja usado por uma máquina de CNC ou de corte a laser. Nas imagens abaixo, você pode conferir como o Slicer transforma um terreno em peças numeradas e as identifica para corte.

Modelo Original
Modelo fatiado pelo Slicer

 

Peças de uma curva de nível desmontadas e numeradas pelo Slicer

O plugin pode ser baixado na página de desenvolvedor na comunidade Sketchucation.

Gostou da dica? Encontre outros conteúdos no livro SketchUp Pro Avançado, que pode ser comprado aqui. Em dúvida? Temos uma amostra gratuita do livro!

Se você agora quiser fazer a maquete do modelo, uma dica é usar o plugin chamado Pepakura, temos aqui um artigo explicando como ele funciona. Entretanto, se você tem em mãos a possibilidade de utilizar uma impressora 3D, você pode entender melhor como essa tecnologia funciona neste artigo.

 

Posts relacionados

2 Comments
Share
Avatar

Admin

2 Comments

  1. Avatar
    arturvc
    02/09/2010 at 8:17 pm

    pô! esse plugin é massa! valeu pela dica!

    • Avatar
      Juliana Gomes
      27/09/2017 at 12:30 pm

      Facilita a vida, não é mesmo!? Obrigada! Que bom que gostou, compartilhe com os amigos e dê uma olhada nos nossos posts sobre outros programas também! 🙂

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.