ARCHICAD

Modelagem avançada com Gestor de Perfis

como criar um novo perfil com o Gestor de Perfis

O Gestor de Perfis (Profile Manager) permite que você crie seções complexas para construir vigas, pilares e paredes. Para criar um novo perfil vá ao menu Janelas/Paletas/Gestor de Perfis (Window/Palettes/Profile Manager).


figura 1 – localização da paleta Gestor de Perfis
 

Na paleta Gestor de Perfil clique no botão Novo (New) para abrir uma nova janela onde você vai desenhar o perfil desejado. Escolha para que ferramenta esse perfil estará disponível (Parede, Viga ou Pilar) e, na janela Editor de Perfil (Profile Editor), desenhe o perfil com as ferramentas de desenho 2D Linha (Line) e Arco/Círculo (Arc/Circle). Preste atenção no modo como você deve alinhar o desenho da seção – que varia de acordo com a ferramenta que será usada posteriormente. Se o perfil for uma parede, a lateral dela deve ser posicionada na origem; Se o perfil for uma viga, o eixo central da coordenada X da viga deve ser posicionado na origem; Se o perfil for um pilar, o centro geométrico do perfil deve ser posionado na origem, conforme na figura 3.

                              
figura 2 – Paleta Gestor de Perfil               figura 3 – posicão dos elementos na origem

 

Depois de desenhado o perfil precisa ser preenchido com uma trama à sua escolha. A Varinha Mágica é uma boa opção para o preenchimento.


figura 4 – perfil desenhado com linhas e preenchido com uma trama sólida
 

Na aba Vegetais de Desenho (Design Layers) você pode habilitar as opções de Alongar Horizontal (Horizontal Stretch) para poder editar a dimensão horizontal do perfil depois de definido nesta janela; Encurtar/Alongar Vertical (Vertical Stretch) para poder editar a dimensão horizontal do perfil depois de definido nesta janela; Referência do Vão (Opening Reference) para mostrar uma linha que indica o posicionamento de portas e janelas em paredes de seção complexa (essa linha pode ser editada como uma linha qualquer para se adequar a forma do perfil e as aberturas serem inseridas corretamente).
Na aba Componentes – Padrão (Components – Default) se quiser, faça ajustes mais avançados que serão entendidos como padrão do perfil. Você pode definir o nível de prioridade, materiais exibidos na Janela 3D e outros atributos. Para finalizar clique no botão Guardar Perfil (Store Profile).


figura 5 – paleta Gestor de Perfil

Por fim, dê um nome ao perfil e clique em OK.

figura 6 – finalização do perfil complexo

Posts relacionados

0 Comments
Share
Avatar

Hingrid Silveira

    Reply your comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked*

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.