Revit

Modelagem de terreno

Como fazer um terreno a partir de uma imagem com curvas de nível

Existem diversas maneiras para começar a modelagem de terreno no Revit. Você pode criar um terreno sem ter nenhuma referência prévia (ou seja, a partir do zero), criar a partir de uma imagem importada com curvas de nível que sirvam como referência ou o método mais usual, em que você importa um arquivo .dwg com o levantamento topográfico.

Vamos ver como criar uma superfície de terreno tendo uma imagem como referência

1. Importe o arquivo de imagem que contém as curvas de nível que serão usadas com referência para criar o terreno. Para isso, vá à guia Inserir (Insert) e clique em Imagem (Image). Na janela que se abre, encontre o arquivo de referência e clique em Abrir (Open).

modelagem-de-terreno

modelagem-de-terreno

2. Mova o cursor pela janela de desenho e clique onde quer inserir a referência. Confira se a imagem está na escala correta; se não estiver, selecione a imagem e use a ferramenta Escala (Scale) para corrigir a escala.

modelagem-de-terreno

3. Vá à guia Massa e terreno (Massing & Site); no painel Modelar terreno (Model Site), clique em Superfície topográfica (Toposurface).

modelagem-de-terreno

4. Clique no botão Estilo visual (Visual Style), no canto inferior esquerdo da janela de desenho, e escolha a opção Estrutura de arame (Wireframe), para a visibilidade do novo terreno não oculte a imagem de referência.

modelagem-de-terreno

5. Vá a guia Modificar|Editar Superfície (Modify|Edit Surface); na guia Ferramentas (Tools), clique no botão Colocar ponto (Place Point).

modelagem-de-terreno

6. Clique em cima de todos os pontos da imagem que você acredita serem boas referências para a montagem do terreno.

modelagem-de-terreno

7. Para definir o nível de cada ponto clicado, você pode, antes de clicar em um ponto, determinar sua Elevação (Elevation) na barra de opções. Se você quer definir a elevação depois de clicar (ou alterar algum valor dado), selecione o ponto (ou os pontos) e altere na janela Propriedades (Properties) o valor do campo Elevação (Elevation).

modelagem-de-terreno

8. Ao finalizar o trabalho, vá à guia Modificar|Editar Superfície (Modify|Edit Surface); no painel Superfície (Surface), clique no botão Concluir superfície (Finish Surface).

modelagem-de-terreno

9. Veja o resultado da operação em uma vista em planta ou em um vista de 3D.

modelagem-de-terreno

Gostou da nossa dica sobre modelagem de terreno no Revit? Veja mais!

Muito bem, agora que você já modelou seu terreno a partir de uma imagem, você pode localizá-lo geograficamente em qualquer lugar do mundo, seja onde for! Assim, além de ter a localização real do projeto, você poderá fazer estudos de insolação, eficiência energética, posição real do sol em relação ao projeto e muitas outras vantagens que você pode conferir no nosso artigo, onde mostramos passo a passo como configurar a localização real do projeto.

Achou interessante? Esse conteúdo foi retirado do livro Revit passo a passo – volume I da Editora ProBooks, que pode ser comprado na versão física ou eBook. Em dúvida? Baixe a nossa amostra grátis do livro!

 

 

Posts relacionados

0 Comments
Share
Avatar

Admin

    Reply your comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked*

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.