BIM

Para que serve o Navisworks? E o Solibri? Descubra as diferenças entre esses programas!

Durante o evento Pergunte ao TI Lab!, que ocorreu no início de dezembro de 2016, no próprio espaço do TI Lab, em são Paulo, o arquiteto e diretor do centro de treinamento João Gaspar respondeu a uma pergunta sobre a diferença entre os softwares Navisworks e Solibri.

No vídeo, são explicadas as principais funções de cada software e seus usos.

Navisworks e Solibri possuem usos distintos

Apesar de possuírem algumas funções semelhantes, como a extração de quantitativos, fica claro que os programas não são concorrentes diretos. Eles são para usos diferentes.

Enquanto o software da Autodesk é voltado para coordenação e gestão de projetos e planejamento de obras, o Solibri, que foi comprado pela Nemetschek, tem seu foco principal no controle de qualidade de modelos, com base em checagem de regras de projeto, programadas pelos arquitetos, projetistas e/ou engenheiros que estão envolvidos com o empreendimento.

Sendo assim, cada programa entra em momentos diferentes no processo de coordenação e compatibilização de projetos em BIM, como é explicado no curso oferecido pelo TI Lab sobre o assunto. Para saber mais sobre o curso, clique aqui.

O arquiteto também comenta sobre outros aspectos interessantes. A origem de cada programa, sua história, o uso de arquivos .bcf (BIM Collaboration Format), plugins necessários ou que não estão sendo mais usados, custos, plataformas online e softwares diretamente relacionados ao uso de cada um.

Existem outros programas, além dos citados no vídeo, que também realizam a função de planejamento de obras vinculado a programas de edição de CPM (Critical Path Method, ou Método do Caminho Crítico), como o MS Project e o Primavera. Por exemplo, o plugin 4D Virtual Builder, para SketchUp, é uma ferrramenta acessível e eficiente para este propósito. Para saber mais sobre este plugin, veja este post aqui.

Ficou curioso? Quer saber mais? Assista o vídeo!

Posts relacionados

1 Comments
Share
Avatar

Marina Altuzar

    1 Comments

    1. Avatar
      Valdevino Desirée
      11/04/2018 at 2:22 pm

      Muito interessante esse tema. Gostaria de me aprofundar mais sobre esses softwares. Vou buscar mais info.

    Reply your comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked*

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.