BIM

Sobre os objetos paramétricos em diferentes softwares BIM Qual a diferença na criação dos objetos paramétricos em cada software?

Durante o evento Pergunte ao TI Lab!, que ocorreu em dezembro de 2016, o arquiteto João Gaspar respondeu à seguinte pergunta: qual a diferença entre o uso do Revit e do ARCHICAD no que se refere a criação de famílias e objetos paramétricos?

Para compreender essa diferença, João comenta que é necessário o entendimento de como, historicamente, se deu o surgimento e evolução de cada programa.

Cada software CAD (Computer-aided Design) foi criado em um momento diferente, por empresas diferentes e com propósitos diferentes. Por este motivo (entre outros), torna-se muito difícil fazer comparações no sentido de qual software é melhor que o outro. Cada um cria seus objetos paramétricos a partir de diferentes lógicas e visões de mundo.

Além disso, cada software, normalmente, apresenta ao usuário mais de um método de criação de objetos paramétricos, e não apenas aquela “janela de criação de porta paramétrica”, ou de “edição de família de porta”, conforme pode ser vista na tabela 1, adaptada de Gaspar e Manzione (2015)*.

Não há um software melhor que o outro!

Gaspar argumenta ser fundamental entender cada software sob sua perspectiva histórica. Isto se faz necessário para compreender como cada programa faz a criação e gestão de seus próprios objetos. Outro fator motivador é conhecer quais são as características de cada um, para que se faça o julgamento de qual seria o de melhor uso para você.

No curso História do BIM,oferecido pelo TI Lab e ministrado pelo próprio João Gaspar, essa questão é abordada desde o início, com o surgimento das primeiras plataformas de desenho gráfico por computador, na década de 60, financiadas pelo governo norte-americano, passando pelos primeiros computadores pessoais, até os dias de hoje.

Além disso, o curso também nos esclarece sobre o surgimento e a evolução do significado do acrônimo BIM (Building Information Model), que tem relação direta com a evolução dos softwares. Para saber mais sobre isso, vc pode visitar esse post aqui.

Além do Revit e ARCHICAD, são citados outros softwares que podem ser utilizados em sistemas de trabalho baseados em BIM. Entre eles,  o Vectorworks e o SketchUp; desta forma, Gaspar também comenta como estes programas conduzem a criação e gestão de seus objetos paramétricos.

Quer saber mais? Assista ao vídeo! 🙂

*GASPAR, J.; MANZIONE, L. Proposição de um método para medir a capacidade de produção de um objeto paramétrico por um software BIM. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 7., 2015, Recife. Anais… Porto Alegre: ANTAC, 2015.

Posts relacionados

0 Comments
Share
Avatar

Marina Altuzar

    Reply your comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked*

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.