SketchUp

Orçamentos direto do SketchUp com plug-in bim.bon

bim.bon é um plug-in para SketchUp criado pelo estúdio Superfície.org, de Belo Horizonte. Uma das principais funcionalidades do bim.bon é a sua ferramenta de busca de objeto, que funciona de maneira análoga ao Armazém 3D (3D Warehouse). A diferença – a favor dos mineiros – é que os objetos do bim.bon vem com diversas informações associadas (fabricante, modelo, preço e outros).

Uma coisa legal é que você também pode usar o bim.bon para cadastrar os componentes que você mesmo fez, ou importou de outro lugar, para que sejam incluídos nas tabelas de orçamento do plug-in.

 

O plugin também faz o cadastro de materiais (texturas) e usa a informação de área de faces pintadas para a montagem de orçamentos. Assim você fica sabendo a área dos diferentes pisos, paredes, acabamentos e o que mais existir em seu desenho.
A contagem de objetos e áreas é feita por um sistema de tabelas bem bacana. Como é de praxe nestes sistemas, todas as atualizações no seu modelo são refletidas nas quantificações e valores apresentados pelo bim.bon.

Os dados obtidos com o sistema podem ser exportados para Excel, ou Google Docs.

Além de ser uma ferramenta extremamente útil e funcional do ponto de vista técnico, vale ressaltar dois aspectos:
– O cuidado com o aspecto visual da plataforma (incluindo as janelas de diálogo, textos, layout do site, etc.) é digno de nota, e mostra a seriedade e o compromisso da equipe com o seu produto.
– É um plug-in para SketchUp desenvolvido no Brasil, de acordo com a realidade dos nossos processos construtivos, e nos parece muito superior a outros plug-ins de quantificação e tabelas que você encontra pela internet.

A equipe deste blog espera que o plug-in continue se desenvolvendo e que possa se tornar cada vez mais usado por todo mundo que trabalha com SketchUp!

*As imagens deste post foram retiradas diretamente do tutorial do site do bim.bon.

 

Este conteúdo foi retirado livro SketchUp Pro Avançado, da Editora ProBooks, 2015, escrito por João Gaspar. Você pode baixar uma amostra grátis do livro clicando aqui!

Posts relacionados

1 Comentários
Compartilhe
Avatar

Admin

1 Comentários

  1. Avatar
    Martina
    21/05/2012 do 1:48 pm

    Muito interessante este post vou fazer o teste do plugin e comento.

Responder seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.