SketchUp

Pepakura

O Pepakura é um software japonês que ajuda a planificar modelos em 3d de vários programas (inclusive o Sketchup). Em torno dos desenhos que representam
o modelo planificado, o Pepakura desenha abas, para facilitar a montagem do objeto depois de impresso. O software é capaz de ler .DXF, .OBJ, .3DS e .KMZ.

O Pepakura lê arquivos .DXF, .OBJ, .3ds, .KMZ (que é um arquivo do GoogleEarth, mas infelizmente o formato que o Pepakura suporta é apenas o de Sketchup 6 ou inferior). Como exemplo básico, peguei do Armazém 3D (3D Warehouse) um modelo bem simples do MASP.

O fato do modelo ser simples tem uma razão; quando planificamos um modelo, quanto mais curvo e complexo é o desenho, mais trabalho dará para colar o modelo. Não que seja impossível fazer isso, basta procurar pela internet para ver coisas incríveis que fazem com Pepakura, mas quando exportar algo para o Pepakura, não esqueça que é você quem vai colar.

Quando você abre um modelo do SketchUp no Pepakura, os materiais aplicados são mantidos, o que ajuda o modelo a ficar mais bonito, e isso diminui a necessidade de desenhar alguns detalhes, por exemplo. Você pode determinar a escala de impressão do com facilidade, para criar modelos de qualquer tamanho.

A licença do software é de US$38,00 e pode ser baixado no link: http://www.tamasoft.co.jp/pepakura-en/
Referência bibliográfica:
GASPAR, João. SketchUp Pro Avançado. São Paulo: ProBooks, 2015

Posts relacionados

0 Comentários
Compartilhe
Avatar

Admin

Responder seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.