SketchUp

Planeje as fases da construção em BIM 4D com SketchUp e 4D Virtual Builder

Aprenda a criar cenas de cada fase da construção

O 4D Virtual Builder, desenvolvido pela empresa D-Studio, que tem escritórios na Bélgica e Holanda, é um plug-in para SketchUp que permite utilizar seus modelos 3D para visualizar a montagem de uma obra em BIM 4D – ou seja, definir e planejar as fases de construção no tempo.

É possível receber informações do planejamento produzidas em MS Project, Asta PowerProject, ou ainda receber tais informações de aplicativos como o Primavera, exportadas em .xml, por exemplo, para simular, no SketchUp, a execução das tarefas previstas pela EAP realizada nos softwares citados acima. Tal simulação permite a verificação das ações e validação destas. Também é possível editar as tarefas no 4D Virtual Builder e atualizá-las no MS Project ou Asta PowerProject de modo dinâmico e sincronizado.

Além disso, esse poderoso plugin é capaz de gerar cenas e imagens com intervalo de tempo definido pelo usuário e compartilhar as simulações 4D em PDF e PowerPoint. Ah, e também pode exportar em vídeo!

Os valores das licenças variam de US$160 (upgrade) a US$499 (licença cheia, valores em julho de 2017) . Ele está disponível para download no site http://www.4dvirtualbuilder.com.

E, se você usa Revit, ARCHICAD, Vectorworks, etc… como fazer? Bom, você pode exportar seu modelo em IFC e abrir no SketchUp Pro!

Quer saber como funciona o planejamento de obras em BIM 4D com SketchUp e 4D Virtual Builder?
Confira o com o arquiteto e diretor do TI Lab e da ProBooks Editora, João Gaspar, e com o diretor de marketing da totalCAD (representante e distribuidora do SketchUp no Brasil), Danilo Vilela!

 

Referência bibliográfica:
GASPAR, João. SketchUp Pro Avançado. São Paulo: ProBooks, 2015

Posts relacionados

0 Comments
Share
Avatar

Camila Ghendov

    Reply your comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked*

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.