BIM

Lançado o primeiro visualizador BIM, brasileiro, totalmente integrado a um sistema GED para construção civil! Criado pela empresa paulista Webproject em agosto de 2017

A empresa paulista Webproject acaba de anunciar o lançamento de seu visualizador BIM, baseado em IFC, totalmente integrado ao seu sistema de gestão.

A apresentação do visualizador BIM foi realizada em evento fechado promovido pela própria empresa em 3 de agosto de 2017, na Vila Olímpia, em São Paulo.

Plataforma Webproject é o primeiro sistema GED de desenvolvimento totalmente brasileiro com ferramenta integrada de visualização de modelos BIM, com base em IFC.
Plataforma Webproject é o primeiro sistema GED de desenvolvimento totalmente brasileiro com ferramenta integrada de visualização de modelos BIM, com base em IFC.

Trata-se da primeira ferramenta totalmente desenvolvida no Brasil que integra a gestão eletrônica de documentos (GED) para construção civil a um visualizador de modelos BIM. Tal solução funciona em qualquer dispositivo (computadores, tablets, celulares) e em qualquer plataforma (Windows, Mac Os, Android, iOS, etc.).

No visualizador BIM da Webproject é possível fazer a federação de modelos de diversas disciplinas, salvar ocorrências (já computacionalmente escritas no padrão .BCF) e ter acesso às informações dos objetos e seus conjuntos de propriedades.

É o mesmo que ocorre em plataformas estrangeiras consagradas, como a Trimble Connect, o BIM Plus, da Nemetschek, o A360, da Autodesk, o BIMSync, entre outras.

Felipe Mesquita apresenta a nova versão da plataforma Webproject, com visualizador BIM integrado.
Felipe Mesquita apresenta a nova versão da plataforma Webproject, com visualizador BIM integrado.

Os diretores da Webproject, Felipe Mesquita e Marcos Haffner, afirmam que o visualizador BIM ainda está em versão beta (porém com todas os recursos citados acima em funcionamento) e que contam com as sugestões de seus clientes para melhorar o desempenho da ferramenta.

Treinamento em BIM acelerou desenvolvimento do visualizador BIM

O produto começou a ser desenvolvido há apenas três meses e ganhou impulso após o treinamento em Coordenação e Compatibilização de Projetos em BIM realizado por nós, do TI Lab.

Durante o curso, Marcos e Felipe ampliaram seus conhecimentos sobre o assunto e contaram com mais referências para dar andamento ao seu processo de pesquisa e desenvolvimento.

O professor deste curso e diretor do TI Lab, João Gaspar, foi um convidados do evento, e realizou a apresentação “Desmistificando o BIM“, em que trata de várias questões relacionadas ao tema.

Na palestra, Gaspar explicou que o objetivo do treinamento é fornecer repertório teórico e prático para que contratantes e projetistas que utilizarão BIM saibam como deverão escrever seus novos contratos, que terão como referência os novos processos de trabalho baseados em BIM.

Clique aqui para ver o Prezi desta apresentação.

Posts relacionados

2 Comments
Share
Joao Gaspar

Joao Gaspar

Arquiteto formado pela FAU-USP em 1999. Mestrando no Programa de Pós-Graduação Arquitetura, Tecnologia e Cidade, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é um dos fundadores e o atual diretor do TI Lab, centro de treinamento especializado em modelagem 3D e BIM, com cursos orientados ao mercado AEC. Secretário da comissão de estudos especiais 134 da ABNT, responsável pelas normas BIM brasileiras, Gaspar ministra palestras sobre BIM, modelagem 3D, renderização, fabricação digital e outros temas relacionados à tecnologia aplicada à arquitetura, urbanismo e design, e também promove oficinas hands-on de diversos softwares em diversas faculdades e eventos pelo Brasil.

2 Comments

  1. Avatar
    Barcos Frandine
    23/10/2018 at 2:50 pm

    Tecnologia BIM é fantástica!

    • Avatar
      Admin
      20/05/2019 at 4:09 pm

      Que bom que tenha gostado! Compartilhe com os amigos!

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.