BIM

Qual o futuro dos processos em BIM? Veja as considerações do TI Lab sobre assunto!

Durante o evento Pergunte ao TI Lab!, o arquiteto João Gaspar respondeu as seguintes perguntas: Existe um pós BIM? Ou o BIM será apenas aprimorado? É possível prever o futuro do mercado AEC? Apesar do evento ter sido realizado em dezembro de 2016, a resposta do arquiteto ainda é muito atual.

Segundo Gaspar, a primeira coisa que é necessário entender é que o BIM é um modo de trabalhar que envolve diversos softwares. Os projetistas usam programas CAD como Revit, ARCHICAD, Vectorworks, SketchUp – só para citar alguns. Enquanto isso, os profissionais de coordenação de projeto usam o Trimble Connect, Navisworks ou o Tekla BIMsight para fazer a gestão de todos os projetos envolvidos numa construção. Ou seja, cada etapa de projeto e construção será feita com softwares diferentes. Desde os primeiros estudos até a gestão e manutenção da obra de executada. Tendo em vista que o BIM é um suporte tecnológico para esse modo de trabalho, o arquiteto acredita que não há um pós BIM.

BIM é um processo de trabalho

João Gaspar também afirma que todos os softwares envolvidos nesse processo irão evoluir. Cada vez mais a mão de obra vai ser mais automatizada, usando cada vez mais algorítimos e programação para o uso de robôs, por exemplo. Portanto, não é o BIM que será aprimorado, mas sim as ferramentas que participam desse processo. Diante disso, o arquiteto ou qualquer profissional envolvido no mercado de construção, terá que possuir uma compreensão muito clara do processo inteiro. Não adianta se especializar numa parte pequena do processo e não querer entender o restante dele. Para realmente conseguir compreender como um robô vai construir, será necessário entender o que é um sólido, como ele é feito e quais são seus parâmetros, segundo o arquiteto.

Nesse sentido, o futuro do mercado da Arquitetura, Engenharia e Construção aponta cada vez mais para o uso de tecnologia para automatizar os processos. A idéia é ter rotinas inteiras automatizadas para ganhar velocidade e precisão na gestão.

O TI Lab oferece alguns cursos que capacitam o profissional no processo BIM e entenda melhor quais são as novas tecnologias usadas. Um deles é o História do BIM, que conta de onde veio essa tecnologia e pra onde ela aponta. O outro é o Coordenação e Compatibilização de Projetos em BIM que capacita profissionais e estudantes nos sistemas de trabalho em BIM. Além desses, há também outros cursos com temas relacionados ao assunto. Visite a página de venda de cursos do TI Lab clicando aqui, e veja todos os cursos.

Ficou interessado no assunto? Assista o vídeo! E também confira esse post que conta mais sobre o Trimble Connect e seu método de trabalho.

 

 

 

 

 

Posts relacionados

0 Comments
Share

Marina Altuzar

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.