BIM, Eventos

Seminário em Brasília apresenta BIM como oportunidade para inovar a construção e a transparência das compras públicas Evento promovido pela CBIC e SENAI Brasil contou com especialistas brasileiros e o consultor e pesquisador Bilal Succar

O Seminário BIM 2018 foi realizado na última quinta-feira, 15 de março, no hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília. Os 130 participantes, convidados pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) de do SENAI Brasil, tiveram a oportunidade de conhecer as opiniões e as experiências de vários especialistas a respeito de como BIM pode ser utilizado para inovar a indústria da construção e aumentar a transparência das compras públicas.

A realização do seminário foi mais um passo importante na disseminação da relevância do tema BIM para todas os agentes da indústria da construção civil, pois torna mais evidente para todos (desde o arquiteto autônomo até grandes empresários ou mesmo prefeitos e governadores, por exemplo) que o assunto é estratégico para o país. não só pela importância dada a ele por estas duas entidades, mas também pela atenção que vem recebendo do governo federal.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Comat/CBIC, Dionyzio Antonio Martins Klavdianos. Na sequência, se apresentaram o presidente da CBIC, José Carlos Martins, e o deputado federal Júlio Lopes (PP/RJ), presidente da Frente Parlamentar do BIM no Congresso Nacional.

Nas três apresentações, percebeu-se a mesma mensagem: existe uma necessidade cada vez mais urgente e clara, e percebida de modo definitivo, tanto pelo governo, quanto pela indústria, de que o crescimento saudável do setor passa pela modernização de seus processos, desde a concepção dos projetos até a entrega da obra, e que para que isso ocorra, é fundamental que haja transparência nas contratações e compras públicas, o que pode ser extremamente facilitado com a adoção de BIM em todas as esferas de governo.

Bilal Succar, pesquisador e consultor australiano, abriu o primeiro painel, sobre Educação e Capacitação em BIM

O pesquisador e consultor australiano Bilal Succar, da Universidade de Newcastle, em Melbourne, foi convidado para fazer a palestra de abertura do evento, dentro do 1º painel, “Educação e Capacitação em BIM”. Succar abordou o tema “Macro-adoção em BIM”, em que apresenta como funciona seu processo de avaliação da adoção de BIM em nível Macro, ou seja, grandes mercados, países ou regiões territoriais. Depois do evento, Succar deu uma entrevista ao CBIC. Vale a pena conferir!

Bilal Succar abriu o primeiro painel apresentando seu modelo de avaliação de Macro-adoção de BIM
Bilal Succar abriu o primeiro painel apresentando seu modelo de avaliação de Macro-adoção de BIM

O Cel. Washington Luke, do Exército Brasileiro, apresentou tem realizado seu processo de implementação e capacitação em BIM, desde a implantação do sistema OPUS.

O arquiteto João Gaspar, do TI Lab ressaltou a importância de se existir um planejamento estratégico de ensino e capacitação em BIM, em nível nacional. Afirmou que estratégias de curto e médio prazo, como o uso de Ensino à Distância ao Vivo e a publicação de conteúdos paradidáticos impressos ou em formato eletrônico, também podem ser adotadas. Além das apresentações, houve a formação de uma mesa-redonda sob mediação do prof. Dr. Eduardo Toledo, da POLI-USP.

Segundo painel foi sobre Implementação na indústria da construção

O segundo painel, “Implementação na indústria da construção”, teve a participação de José Eugênio Souza de Bueno Gizzi, da Itaúba Construções e Incorporações, e o diretor técnico da Sinco Engenharia, Paulo Sanchez. A mesa-redonda teve moderação do especialista Bilal Succar e do eng. Wilton Catelani, consultor da CBIC e coordenador da CEE-134 da ABNT, que é responsável pelas normas BIM brasileiras.

Os painéis 1 e 2 podem ser acompanhados no vídeo a seguir:

Seminário BIM – 2018

AO VIVO – Seminário BIM: Oportunidade Para Inovar a Indústria da Construção e Aumentar a Transparência das Compras Públicas. Painéis 1 e 2. ##CBICBrasil #SENAI #BIMPainel 1 – Educação e CapacitaçãoPainel 2 – Implementação na Indústria da Construção

Publicado por CBIC Brasil em Quinta-feira, 15 de março de 2018

Painel sobre Oportunidades em compras públicas foi o terceiro do evento

O painel final “Oportunidade do BIM em compras públicas”, contou com as apresentações de Ivo Mainardi, do Metrô-SP, Rafael Fernandes Teixeira da Silva, da Secretaria de Planejamento do Governo do Estado de Santa Catarina, Ricardo Grisólia Esteves, da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) do Estado de São Paulo, e Eduardo Tavares de Lima, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A mesa-redonda foi mediada por Dionysio Klavdianos, presidente da Comat/CBIC.

 

Seminário BIM 2018

Assista, a partir de agora, a transmissão do Painel 3 do Seminário BIM: Oportunidade Para Inovar a Indústria da Construção e Aumentar a Transparência das Compras Públicas. #CBICBrasil #SENAIPainel 3 – Oportunidades do BIM em Compras Públicas

Publicado por CBIC Brasil em Quinta-feira, 15 de março de 2018

O fechamento do evento contou com a apresentação de Nizar Lambert Raad, diretor do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e representante do CE-BIM, a respeito da visão do governo federal a respeito do assunto.

Mais informações e downloads para apresentações dos palestrantes estão disponíveis no site da CBIC

Como forma de manter seu compromisso com a difusão da informação de qualidade sobre BIM no país, a CBIC colocou as apresentações do Seminário à disposição para download gratuito. Clique aqui para baixá-las.

Clique aqui para saber mais informações a respeito do Seminário BIM 2018.

Conheça também, para download gratuito, a Cartilha 10 motivos para Evoluir com o BIM e a Coletânea BIM da CBIC.

 

 

Posts relacionados

1 Comments
Share

Joao Gaspar

Arquiteto formado pela FAU-USP em 1999. Mestrando no Programa de Pós-Graduação Arquitetura, Tecnologia e Cidade, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é um dos fundadores e o atual diretor do TI Lab, centro de treinamento especializado em modelagem 3D e BIM, com cursos orientados ao mercado AEC. Secretário da comissão de estudos especiais 134 da ABNT, responsável pelas normas BIM brasileiras, Gaspar ministra palestras sobre BIM, modelagem 3D, renderização, fabricação digital e outros temas relacionados à tecnologia aplicada à arquitetura, urbanismo e design, e também promove oficinas hands-on de diversos softwares em diversas faculdades e eventos pelo Brasil.

1 Comments

  1. Valdevino Desirée
    11/04/2018 at 2:24 pm

    A transparência em contas públicas hoje em dia é um gargalo terrível. Será que as tecnologias BIM conseguirão derrocar esse mal?

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.