SketchUp

SketchUp 2016 – Conheça as novidades!

Entenda as principais diferenças da nova versão do SketchUp 2016

 

Desde que foi adquirido pela Trimble, o SketchUp vem passando por constantes aperfeiçoamentos a cada atualização, tanto no que diz respeito à sua capacidade de processamento, quanto à melhorias nas ferramentas, na integração com outras soluções, e também na interface, melhorando sensivelmente o conforto e a usabilidade.
Veja a seguir uma lista com as principais novidades do SketchUp Pro 2016!

1 – Conexão direta com a Trimble Connect, plataforma on-line de colaboração e compatibilização e projetos

Uma das mais importantes inovações do SketchUp Pro 2016, se não a maior, é a oficialização de sua integração com a Trimble Connect, plataforma de colaboração, compatibilização e acompanhamento de projetos em nuvem. Na versão 2015, era necessário instalar uma extensão; agora a conexão está integrada ao SketchUp e foi sensivelmente melhorada. Em breve, não será possível pensar em um processo de projeto eficiente sem uma ferramenta como a Trimble Connect. Para saber mais sobre o serviço, veja este post do nosso blog:

http://dicasdebim.tilab.com.br/2015/04/15/trimble-connect/

As ferramentas que integram o SketcthUp ao Trimble Connect são tão importantes que merecem um post à parte (ou um tópico novo no nosso novo futuro livro SketchUp Pro passo a passo, hehe).

sketchup-2016-conheca-as-novidades

 

2 – Substitua um componente do seu modelo por qualquer um do 3D Warehouse

Agora é possível substituir qualquer componente do seu modelo por qualquer componente do 3D Warehouse (sim, a Trimble desistiu do nome “Armazém 3D”) apenas clicando com o botão direito do mouse sobre o componente e escolher 3D Warehouse/Recarregar…
É um recurso ótimo pra quem trabalha com modelagens complexas usando proxies e diferentes computadores. Você coloca toda sua coleção no 3D Warehouse e não precisa mais se preocupar se esqueceu um componente em uma determinada máquina. Certo?

sketchup-2016-conheca-as-novidades

 

3 – Novo Gerador de Relatórios!

Finalmente o Gerador de Relatórios do SketchUp ganhou uma atualização à altura de sua importância, principalmente quando se tratar de integrar o SketchUp 2016 em sistemas de trabalho baseados em BIM. O novo gerador de relatórios permite que você escolha as unidades de medida exportadas (antigamente era tudo só em polegadas), permite que você escolha os campos que quer exportar para o relatório, entre outras funcionalidades. Sem dúvida, um grande avanço para quem usa o SketchUp para extrair quantitativos e fazer orçamentos, atividade que vem se tornando cada vez frequente entre os usuários.

 

sketchup-2016-conheca-as-novidades

4 – Melhorias na usabilidade das ferramentas

São inúmeras as melhorias nas ferramentas de desenho e edição tradicionais do SketchUp: as inferências (dicas de pontos inteligentes) estão muito mais espertas, assim como as ferramentas para desenhar Arcos e Círculos, e quase todas as ferramentas de edição de objetos foram melhoradas. Tem tanta novidade aqui que provavelmente faremos um post só sobre isso em um futuro breve.

5 – Organização das paletas de ferramentas em bandejas

Agora é possível organizar as paletas de ferramentas no estilo bandeja, como sempre foi feito no SketchUp LayOut e em outros softwares de modelagem. Usando as paletas em bandejas a área de desenho fica muito mais livre e sua tela, mais organizada. Você também pode criar grupos de paletas, para organizar melhor o fluxo de trabalho e, se preferir, pode usar as paletas no estilo antigo, flutuando pela tela, se quiser.

 

sketchup-2016-conheca-as-novidades

6 – Atualização e reorganização dos materiais

Na versão 2016, a equipe do SketchUp fez uma reorganização dos materiais e atualizou a coleção, vale a pena dar uma olhada!

sketchup-2016-conheca-as-novidades

 

7 – Veja a lista completa e oficial (em inglês)

A lista completa das novidades do SketchUp 2016 está neste link:
http://help.sketchup.com/en/article/141303

Em breve, voltamos com outro post sobre as novidades do SketchUp LayOut 2016, que também tem novos e incríveis recursos!

 

Atualização do post!

Se você utiliza o SketchUp 2016 (ou qualquer outra versão) para fazer projetos de arquitetura interiores, você deve gostar da nossa lista de coleções favoritas do armazém 3D com mobiliário, vegetação, figuras humanas e muito mais!

 

Posts relacionados

0 Comments
Share
Joao Gaspar

Joao Gaspar

Arquiteto formado pela FAU-USP em 1999. Mestrando no Programa de Pós-Graduação Arquitetura, Tecnologia e Cidade, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é um dos fundadores e o atual diretor do TI Lab, centro de treinamento especializado em modelagem 3D e BIM, com cursos orientados ao mercado AEC. Secretário da comissão de estudos especiais 134 da ABNT, responsável pelas normas BIM brasileiras, Gaspar ministra palestras sobre BIM, modelagem 3D, renderização, fabricação digital e outros temas relacionados à tecnologia aplicada à arquitetura, urbanismo e design, e também promove oficinas hands-on de diversos softwares em diversas faculdades e eventos pelo Brasil.

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.