SketchUp

SKP5D – Realidade Virtual Online para SketchUp

A empresa Real5D utiliza a realidade virtual para fazer a apresentação de projetos a partir de modelos digitais. Em um software leve, e agora também em uma versão online para os arquivos criados em SketchUp, o usuário assume o controle de um avatar (personagem virtual) para caminhar ao redor de um edifício ou dentro de ambientes.

Fotografia por KateTheCCom uma interface muito parecida com videogames, as teclas de caminhar e pular são as mesmas. Utilize as teclas W A S D para caminhar, o Shift para correr e a barra de espaços para pular. Para girar a visão do observador, utilize o botão direito do mouse. O usuário também pode interagir com outros usuários online no mesmo projeto. Utilize o Chat (mensagens) ou um microfone para conversar com outros usuários. Um avatar também pode acenar para outro ao pressionar a tecla E.

Já existem alguns projetos para demonstração online, como projetos do escritório OMA em Roterdã e do Erick van Egeraat na Dinamarca, porém qualquer projeto feito no SketchUp pode ser carregado online e divulgado por meio de um link gerado pelo próprio site. Para carregar o modelo 3D no site é bem fácil. É só fazer o upload do arquivo com a extensão .skp e configurar o nome, local e imagem de divulgação.

O próprio site faz a conversão do arquivo. Porém, o arquivo deve ter algumas alterações para o melhor aproveitamento do passeio virtual. Como os comandos são parecidos com video-game e não com os comandos do SketchUp, o avatar não consegue atravessar paredes ou objetos, por exemplo, sendo necessárias passagens com no mínimo 60cm de largura.

É importante que todos os componentes ou grupos estejam visíveis no arquivo. Ou seja, as camadas (layers) que contém objetos importantes devem estar ativos no arquivo salvo, pois se estiverem desativados serão ignorados na hora da conversão do arquivo.

A renderização da imagem é inferior a qualquer jogo atual de video-game, pois usa um estilo semelhante ao “Sombreado com texturas” do SketchUp, e as sombras e arestas projetadas ficam desativadas. Ou seja, fica difícil de distinguir faces que com a mesma textura ou cor. É possível que inserir pontos de luz e reflexo nos objetos por meio do LightMap.

Existem também outras ferramentas muito úteis enquanto está no passeio virtual. Por exemplo, a ferramenta “Ruler” que permite que o usuário meça distâncias; “Change materials” introduz variações de cores ou texturas para determinados objetos; na opção “Camera” é possível fazer Snapshots (Fotografias) do percurso.

Até fevereiro de 2014, o serviço, oferecido pela empresa Real 5D Inc., era gratuito. A
companhia, localizada na Califórnia, desenvolveu essa tecnologia inicialmente para atender ao mercado imobiliário local, e em 2013 resolveu ampliar a oferta para a  comunidade SketchUp e de outros softwares. O Real5D também importa arquivos vindos dos softwares 3DS Max, Rhinoceros, ArchiCAD e Revit. O link para testar o sistema é http://real5d.com.

Posts relacionados

2 Comments
Share

Camila Ghendov

2 Comments

  1. renan
    25/03/2015 at 1:37 pm

    tentei ter as funcionalidades deste programa para navegar no projeto. real 5d só que não consigo. o site diz que para baixar esta indisponivel. sabe como me ajudar?:

    • Camila Ghendov
      25/03/2015 at 4:47 pm

      Olá, infelizmente o site http://skp5d.com/ está fora do ar. Esperamos que em breve ele esteja funcionando! (:

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.