Revit

Vista de Detalhe no Revit

Aprenda a detalhar determinada região do seu projeto

Uma vista de detalhe é uma ampliação de qualquer outra vista do projeto (à exceção das vistas em 3D – saiba mais sobre isso no nosso artigo sobre vista 3D explodida passo a passo). Como o próprio nome diz, esse tipo de vista tem o objetivo de mostrar uma determinada região do seu projeto com mais detalhes.
Na maioria das vezes, você irá determinar que as suas vistas de planta de piso, de forro, cortes e elevações utilizarão um nível de detalhamento médio ou baixo, por causa da escala em que serão impressas. Para as vistas de detalhe, você provavelmente irá escolher a opção de nível alto de detalhamento, para que os objetos apareçam com suas espessuras de linhas e hachuras configuradas para esse fim.
Nas vistas de detalhe é bastante comum que você precise usar ferramentas da guia Anotar (Annotate) para criar elementos de desenho que não foram construídos no modelo 3D (porque senão iriam deixar o modelo muito pesado, por exemplo).
É muito importante lembrar que uma vista de detalhe é uma vista como outra qualquer do Revit, por isso, se você movimentar algum objeto, ou apagar algum elemento do seu modelo a partir desta vista, essa alteração será refletida em todas as outras vistas do seu projeto (Para não selecionar um objeto sem querer, é interessante usar o filtro de seleção).

Como criar uma vista de detalhe

A partir de uma vista de planta de piso, forro, elevação ou corte, vá à guia Vista (View); no painel Criar (Create), clique em Chamada de detalhe (Callout View).

vista-de-detalhe
figura 01 – menu vista – chamada de detalhe

Faça um clique onde quer começar a marcação da vista de detalhe; mova o cursor e clique onde quer terminar a ampliação. Observe que a marcação da área a ser ampliada foi feita e que um indicador (contendo a numeração do detalhe) foi inserido em uma posição qualquer.

vista-de-detalhe
figura 02 – chamada de detalhe inserido

Para mudar a posição do indicador:

Clique na linha que liga o indicador à área demarcada. Veja que aparecem dois controles com a aparência de círculos azuis;

vista-de-detalhe
figura 03 – chamada de detalhe – alterando a posição do indicador

Clique e arraste o controle mais próximo ao indicador para movê-lo;
Se quiser que a linha do indicador tenha uma quebra em forma de cotovelo, clique e arraste o controle mais afastado do indicador.
A área em volta do limite da região, que é demarcada com uma linha pontilhada, é a área reservada para a colocação de cotas, textos, identificadores (tags), assim como qualquer outro elemento que vai descrever ou caracterizar os elementos da vista de detalhe. Para fora dos limites da região tracejada, essas cotas, textos e identificadores não serão exibidos, se houverem.

vista-de-detalhe
figura 04 – vista da chamada de detalhe

Pronto! Agora você já sabe como criar uma vista de detalhe do seu projeto! Gostou? Deixe seu comentário no blog!

Posts relacionados

0 Comentários
Compartilhe
Avatar

Marco Braga

Responder seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.