Saiba mais sobre o Viz Pro, o “Grasshopper” para o SketchUp Pro

Postado por

Viz Pro é uma extensão para o SketchUp Pro, desenvolvida pela empresa norte-americana Fluid Interactive. Trata-se de um plug-in que dá aos usuários de SketchUp a oportunidade de desenvolver projetos usando um recurso computacional conhecido como linguagem de programação visual – visual programming language, ou VPL.

O que é linguagem de programação visual?

Uma linguagem de programação visual permite criar rotinas, ou scripts, a partir do uso elementos gráficos, como caixas e setas, que contém instruções para a realização de determinada operação (JOST et al., 2014); para que o trabalho seja realizado, tais caixas e setas devem ser conectados, formando um fluxograma, que representa a sequência de comandos a serem executados.

Desta forma, obtém-se uma espécie de linha do tempo com instruções para realizar uma certa tarefa, e isto permite que o programador faça ajustes em determinados pontos desta linha do tempo, caso tenha interesse em estudar alternativas ao resultado obtido originalmente. Portanto, o uso de linguagens de programação visual pode ser bastante interessante para o desenvolvimento de projetos de arquitetura, urbanismo, interiores, paisagismo, engenharia, design de móveis e todo o tipo de produtos, pois possibilita grande flexibilidade no estudo de opções relacionadas a um mesmo resultado pretendido.

Quando se trata dos softwares para projetos, as linguagens de programação visual surgiram como implementações que aumentam as capacidades do programa principal. A primeira LPV lançada para os softwares deste mercado foi a Generative Components, por Robert Aish, para o Bentley Microstation, em 2003, seguida pelo Grasshopper, de David Rutten, para o Rhinoceros 3D, em 2007. A seguir, surgiram as implementações Dynamo, para Revit, de Ian Keough, em 2011, e o Marionette, para Vectorworks, em 2017.

Interface das LPVs Bentley Generative Components (ASHER, 2008),Grasshopper (VELÁZQUEZ, 2013), (MILLER, 2013) e Marionette (WOODWELL, 2018).

Sobre o Viz Pro

O Viz Pro, portanto, está para o SketchUp Pro assim como as soluções citadas acima estão para seus respectivos programas-mãe. É uma LPV que funciona como um software hospedado no SketchUp Pro. É possível fazer o download do Viz Pro em https://www.fluidinteractive.com/products/sketchup-extensions/viz/. Existe uma versão gratuita para testes, que funciona por 15 dias; o valor da licença comercial é US$99,00. A compra é realizada diretamente pelo site da empresa.

Interface do Viz Pro para SketchUp (FLUIDINTERACTIVE, 2020).

A instalação do Viz Pro é feita manualmente, a partir do Gerenciador de extensões. Depois de instalado, o plug-in apresenta apenas dois botões: o primeiro abre a interface do Viz Pro, e o segundo botão é usado para selecionar uma geometria do SketchUp como origem da forma a ser realizada por meio da LPV.

Criando o primeiro objeto: um cilindro

O Viz Pro tem um excelente manual/tutorial para que você comece a entender como funciona uma linguagem de programação visual, e o primeiro teste proposto pelo manual é a criação de um cilindro. A imagem a seguir é o resultado deste meu primeiro teste: criei o cilindro, sem dificuldade, seguindo os passos do tutorial (https://www.fluidinteractive.com/products/sketchup-extensions/viz/help/parametric-cylinder/).

Teste de uso do Viz Pro: criando um cilindro.

No site do Viz Pro, além dos tutoriais que vão ensinar você a avançar no entendimento de como funciona uma LPV, é possível baixar vários arquivos de teste (http://scripts.fluidinteractive.com/download.php?did=VizSketchUpSamples“) e participar do fórum de usuários (http://forums.fluidinteractive.com/c/viz/19), para compartilhar dúvidas, sugestões e soluções com outros usuários e com a equipe de desenvolvimento.

Conclusão

Uma linguagem de programação visual é um recurso bastante poderoso; em programas para projetar, como o SketchUp Pro, torna-se um aliado importante para criar modelos a partir de um fluxo de comandos representados por caixas e setas. A partir de alterações que podem ser feitas nos valores associados às caixas, além de mudanças no andamento do fluxo de informação, o projetista tem a possibilidade de estudar e testar várias alternativas em pouco tempo, para produzir um produto, ou mesmo uma família de produtos. O Viz Pro é, até o momento, a única LPV disponível para SketchUp, e funciona de forma similar a outras soluções que existem em outras plataformas. O site do Viz Pro oferece bons tutoriais, e você pode começar a aprender rapidamente como funciona uma LPV e quais seus benefícios.

Deixe um comentário

Conheça os nossos sites!